1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Estudantes do ensino médio conhecem atuação do Centro Pop Dom Lino Vombommel
Estudantes do ensino médio conhecem atuação do Centro Pop Dom Lino Vombommel Autor: Ascom Semtras

Estudantes do ensino médio conhecem atuação do Centro Pop Dom Lino Vombommel

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Jovens puderam conhecer as histórias dos atendidos e compreender uma realidade diferente das que vivem

O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua, Centro Pop Dom Lino Vombommel, recebeu nesta quarta-feira, 05, a visita de 36 alunos do 1° ano do ensino médio do Colégio Santa Clara com o projeto da turma de Ciências Humanas ‘Se essa Rua Fosse minha’.

Os alunos conheceram os espaços do equipamento e realizaram entrevista com a equipe técnica e responsável pelo Centro Pop.

“Foi um momento de grande aprendizado. Os alunos estavam com muitas dúvidas a respeito dos  usuários que vivem em situação totalmente diferente da que eles conhecem. Foi um momento desafiador, porém gratificante  pois respondemos todos os questionamentos que eles fizeram”, informou a coordenadora do Centro Pop, Roberta Oliveira Aguiar.  

A professora de Filosofia e Sociologia, Lidiane Soares Ribeiro Simões, foi quem acompanhou os alunos durante a visita.

“O nosso projeto tem como tema os pés cansados e teve como reflexão o olhar crítico social sobre as pessoas em situação de rua, então nosso objetivo foi que eles pudessem ver e entender essa realidade. Compreender que existem políticas públicas para essa população, que trabalha a reinserção na sociedade, os direitos a cidadania. Que esse público luta por seus direitos, assim  como também cumpre deveres. Então viemos ter esse olhar para organizar o nosso colóquio que vai ter como reflexão essa relação em que eles vivem em Santarém, e também impulsionar a nossa campanha solidária com o nosso sopão”, explicou a professora.

Davi Cruz de Lima esteve entre o grupo dos alunos que visitaram o Centro e comentou sobre a experiência. “Foi muito importante essa visita pra cá, pois tivemos a visão de como é a vida dessas pessoas em situação de rua. Aqui aprendemos que geralmente, são pessoas que tiveram ou tem problemas com as drogas, com o álcool, ou ainda que saíram de seu país, estado de origem em busca de uma vida melhor, mas que infelizmente não alcançaram essa meta. Mas compreendemos que embora tenham sofrido com essas situações, são pessoas que estão tentando melhorar para voltar para a sociedade e buscar a dignidade”.

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Sandra Santana, avaliou sobre a troca de vivências. “Momentos como este são de fundamental importância para que os nossos jovens tenham acesso e conheçam de que forma as ações de políticas públicas são executadas no município. A pessoa que vive em situação de rua muitas vezes é criminalizada, sem que se tenha o real entendimento da sua história de vida e o que lhe levou a esta situação. O contato com essa realidade e a oportunidade de conhecer as histórias dos nossos atendidos possibilita um momento de reflexão aos alunos sobre a importância das políticas públicas e os desafios vivenciados no atendimento a este público.”

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.