O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher – Maria do Pará antecipou as comemorações dos seus 13 anos de atuação em Santarém, a data oficial do aniversário é no dia 28 de abril, mas a festa aconteceu ontem, quarta-feira, 24, na sede do Sindicato dos Profissionais da Educação do Município de Santarém (Sinprosan). A comemoração foi voltada para as mulheres em situação de violência doméstica e seus filhos.
Raimunda Silva Ferreira, coordenadora do Centro, ressaltou que aproximadamente 7 mil mulheres foram acompanhadas nesses últimos 13 anos.
"O nosso trabalho com as mulheres vítimas de violência nesses 13 anos foi de 6.986 acompanhamentos até março deste ano. Nós trabalhamos diariamente o psicológico, o jurídico e o emocional dessas mulheres. Esse momento foi pensado para que elas pudessem se sentir especiais com seus filhos. Contamos com a presença de 32 mulheres e 25 crianças e realizamos dinâmicas divertidas e tudo que uma comemoração pede", detalhou a coordenadora.
O evento contou com gincana e dinâmicas feitas pelas pedagogas Lidiane Guimarães e Jho Patrocínio, que foram estagiárias do Centro. Todos as usuárias receberam brindes e uma festa com bolo, lanches e muita diversão.
O evento contou com apoio dos acadêmicos do curso de Direito da Unama, que fazem parte da Liga Acadêmica de Direito e contribuíram com a ornamentação, distribuição do lanche, fotografias, som e organização. Também foram parceiros Rama Flores e Eventos, cedendo a decoração, espaço e brindes do Siprosan; lanche da Semtras, Bolos de Maria e Fricom.
Estiveram presentes representantes do Abrigo de Mulheres, Procuradoria da Mulher, Núcleo de Políticas Públicas para as Mulheres e Semtras.
O Centro possui uma equipe multiprofissional e realiza uma gama de atendimentos desde visita domiciliar, estudos de caso, atividades em grupo e oficinas profissionalizantes para as mulheres atendidas.
"O número de atendimentos nesses 13 anos é grande, mas é muito significativo, pois estamos avançando e cada vez mais mulheres estão buscando mudar suas vivências de violência doméstica. Ao menor sinal de que estão sofrendo alguma violação dos seus direitos, elas estão buscando o nosso centro", avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.
Celsa lembrou ainda que Santarém é um dos poucos municípios do estado do Pará que conta com um Centro atendendo as demandas das mulheres vítimas de violência doméstica.