3. Assistência Social
  4. Centro Maria do Pará completa 12 anos de atuação com mais de 4 mil atendimentos no último ano
Centro Maria do Pará completa 12 anos de atuação com mais de 4 mil atendimentos no último ano Autor: Ronaldo Ferreira

Cibele Pixinine
40 mulheres participaram das ações em comemoração ao aniversário da unidade.

O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher – Maria do Pará completou nessa sexta-feira, 28, 12 anos de atuação, ofertando atendimentos e acompanhamentos às mulheres em situação de violência doméstica. Em comemoração à data, foi realizado, nos altos do Mercadão 2000, uma programação que contou com a apresentação do equipamento e serviços prestados pela unidade, além da oferta de serviços de saúde e beleza para as mulheres assistidas.

Raimunda Silva Ferreira, coordenadora do Centro, ressaltou que um dos principais objetivos da atividade realizada é aumentar a autoestima das mulheres.

Unidade trabalha para elevar autoestima de mulheres em situação de violência.

"Nós trabalhamos diariamente o psicológico, o jurídico e o emocional. Agora, estamos pensando na saúde, no bem-estar e na beleza dessas mulheres. Todas sofreram violência psicológica e ouviram inúmeros insultos de seus agressores. Queremos mostrar a elas que todas são lindas!”, comentou.

A programação ofertou serviços de saúde e beleza. As mulheres puderam realizar teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de aferição de pressão arterial, glicemia e Índice de Massa Corporal (IMC). Na área da beleza, a ação proporcionou atendimento de cabeleireira, maquiadora, limpeza de pele, manicure e sobrancelha.

Serviços de saúde foram ofertados durante a programação.

Uma usuária (mulher trans), assistida pelo centro, foi uma das parceiras da ação, prestando serviço de cabeleireira.

“Além de acompanhada, hoje vim embelezar minhas colegas do projeto. Estou muito contente, porque é por meio dessas ações que a gente começa a ganhar visibilidade. Somos capazes também de sensibilizar outra mulher e mostrar que ela tem o poder de superação”, disse.

Outra mulher atendida pelo centro, de profissão pescadora, aproveitou o momento para aprender dicas de maquiagem e melhorar o seu bem-estar.

“Nós viemos aqui prestigiar e agradecer todo o trabalho que a equipe Maria do Pará tem com a gente. Os serviços de beleza que elas trouxeram pra gente, servem, também para diminuir o estresse do dia-a-dia, fazendo com que a gente se sinta melhor”, relatou.

Os serviços foram executados em parceira com Mary Kay, Cabeleireira Adiara Pereira, Fotógrafa Eduarda Chaves, CTA/URES, Unama-Liga Acadêmica de Enfermagem, Projeto Mãos Voluntárias.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito; a coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para as Mulheres, Rachel Campos; representantes da Patrulha Maria da Penha e a gerente do Abrigo Estadual de Mulheres, Rosilene Nogueira, dentre outros representantes da área de assistência social e defesa dos direitos das mulheres prestigiaram a ação.

Entenda como atua o Centro Maria do Pará

O Centro possui uma equipe multiprofissional e realiza uma gama de atendimentos desde visita domiciliar, estudos de caso, atividades em grupo e oficinas profissionalizantes para as mulheres atendidas. Somente em 2022, 2.750 mulheres foram assistidas, totalizando 4.244 atendimentos. Atualmente, 585 mulheres recebem acompanhamento e acolhimento no Centro.

De acordo com Celsa Brito, titular da Semtras, o trabalho do Centro é essencial na proteção das mulheres vitimas de violência.

Celsa Brito (ao centro): "Santarém é um dos poucos municípios no estado que conta com o Centro Maria do Pará.

“Nós somos um dos poucos municípios do estado que tem o Centro Maria do Pará,. Neste espaço não acompanhamos apenas as mulheres que têm medida protetiva, mas sim todas aquelas que se encontram em situação de violência. Toda mulher tem o seu próprio tempo para sair de um ciclo de violência e nós, por meio da equipe multiprofissional do Centro, estão preparadas para recebê-las”, destacou.