“Cuidar da Pessoa Idosa é tratar o próprio futuro com respeito e amor", com este tema, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) atuou durante todo o mês corrente a Campanha Junho Violeta que encerrou as atividades nesta quarta-feira (29), na Praça de Eventos da Anysio Chaves.
Os idosos atendidos pela rede pública de assistência social compareceram ao encerramento e com muita alegria e diversão reforçaram o respeito que a sociedade deve ter com a melhor idade. Na ocasião, eles participaram de aula de zumba, dança junina e apresentações culturais. A programação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) que promoveu o Cultura na Comunidade.
Durante todo o mês junino, a campanha contou com o apoio da Rede de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa e foi desenvolvida em parceria com os gerentes de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região ribeirinha, planalto e urbana socializando como identificar e fazer os encaminhamentos ao constatar situações de violação de direitos da pessoa idosa.
A idosa Ivaneide Rocha da Silva, usuária do Centro de Convivência do Idoso (CCI) comentou sobre como é importante sempre reforçar o respeito aos idosos. "Estou há dois meses fazendo parte do CCI, um local que nos acolhe e trata bem, no entanto, não são todos os lugares que nos tratam com a mesma gentileza, infelizmente atualmente, não há o mesmo respeito que se tinha antigamente,” observou a usuária.
De acordo com a presidente do CMDPI, Glaucya Fiori, foi um mês importante e alcançou o objetivo da sensibilização e conscientização do enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. “O encerramento foi tão animado quanto os nossos idosos que são cheios de alegria e empolgação.”
"Estamos encerrando a campanha com este momento de integração dos nossos idosos e também de muita diversão. Para além do mês de junho, durante todo o ano buscamos atender a este público de maneira exitosa, com os serviços ofertados pelo CCI, os Cras, Cidadania Ativa, também com palestras, ações de cidadania e principalmente orientações para que os nossos idosos permaneçam ativos na sociedade e conheçam o fluxo de atendimento que está direcionado a eles, para que as situações de violação de direitos sejam encaminhadas de maneira correta e o idoso receba o acolhimento que merece. O tema da campanha lembra exatamente isso, que devemos cuidar da pessoa idosa com respeito e amor", salientou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Sandra Santana.