3. Assistência Social
  4. Campanha 'Faça Bonito' é lançada no dia D de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Campanha 'Faça Bonito' é lançada no dia D de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
A campanha mobiliza instituições e toda a rede de defesa e proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

No Dia D de Combate ao Abuso e a Exploração de Sexual de Crianças e Adolescentes foi lançada a campanha Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes. O lançamento ocorreu na Escola de Artes Emiri Bemerguy, na quinta-feira, 18, com apresentação do canto coral das crianças acompanhadas pelo projeto Transformar Vidas, sob a regência do professor Marcelo Pimentel. A campanha é uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), em parceria com rede de defesa e proteção, secretarias municipais, Polícia Rodoviária Federal e Cargill.

18 de maio é o dia nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Desde o início deste mês, uma vasta programação nos serviços da assistência social vem acontecendo para chamar a atenção da sociedade.

"Essa campanha já acontece há muitos anos no sentido de que não haja impunidade para um crime tão bárbaro como é o caso do abuso e exploração sexual de de crianças e adolescentes. Santarém vem atuando fortemente com toda rede de defesa e proteção para ajudar a manter nossas crianças, preservando sua infância, garantindo aquilo que o estatuto da criança e do adolescente preconiza como direito fundamental que é o desenvolvimento integral de todos", lembrou Roselene Andrade, presidente do Comdca.

Roselene Andrade, presidente do Comdca.

De acordo com Roselene, na programação deste mês, haverá o lançamento da Lei da Escuta Protegida, que traz um fluxo de atendimento às vítimas, blitz, mesa redonda com a imprensa sobre como levar cada vez melhor a informação, respeitando os direitos de proteção das vítimas.

A delegada da Delegacia Espializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca), Andreza Sousa, explicou como funciona a delegacia.

Andreza Alves, titular da Deaca.

“A Deaca atende às vítimas de violência, principalmente, a violência de natureza sexual. As nossas estatísticas mostram que o maior número de ocorrências e de demandas da delegacia são de crimes sexuais. O papel da delegacia é investigar os crimes de natureza sexual, seja de estupro de vulnerável, qualquer outra forma de exploração e abuso sexual, assédio, importunação. Qualquer crime sexual é investigado pela delegacia e a investigação é remetida ao poder judiciário para que possa haver o devido processo. A nossa função é dar um atendimento especializado com um atendimento diferenciado. Nós temos uma equipe multidisciplinar que faz o atendimento inicial das vítimas fazendo a escuta especializada".

“É um dia muito importante para a Assistência Social. O nosso município trabalha o mês todo nessa campanha. Hoje com caminhada no Curuai, ações no Arapiuns, aqui em Santarém em todos os nossos serviços e ainda teremos várias outras ações importantes, trabalhando com as crianças de forma lúdica essa temática tão delicada e de uma forma mais embasada e técnica com toda a rede de direitos. É importante tratar sobre o tema, é importante falar e realmente fazer todos os encaminhamento necessários", avaliou a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.

Celsa Brito: "É importante tratar sobre o tema, é importante falar e realmente fazer todos os encaminhamento necessários".

Sobre a data

Em 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o dia nacional, desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Denuncie - Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure um dos três Conselhos Tutelares, delegacias especializadas, Polícias Militar, Federal ou Rodoviária Federal e ligue para o Disque Denúncia Nacional, por meio do número 100.