Centenas de veículos foram abordados no final da tarde desta segunda-feira, 11, na programação de encerramento da campanha ‘16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher’.
A campanha que é uma mobilização global da sociedade civil e governo para o engajamento na prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas, teve início dia 27 de novembro e trouxe o tema: Basta! Violência contra à mulher.
Ela foi uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres (NPPM), Centro Maria do Pará, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com toda a Rede de Proteção e Defesa à Mulher Vítima de Violência, Delegacia da Mulher (Deam), ParaPaz, Patrulha Maria da Penha, Abrigo de mulheres, Vara da Violência Doméstica, Promotoria da Mulher, Procuradoria da Mulher da Câmara.
Encontro dos Profissionais da Rede de Proteção à mulher
Durante os 16 dias, aconteceram capacitação dos Profissionais da saúde sobre a violência Doméstica, profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), capacitação para profissionais da rede de Proteção e o encerramento com o ato Simbólico do Laço Branco.
“A campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência foi exitosa, considerando que, atingimos nosso principal objetivo o aprimoramento e fortalecimento da rede de proteção à mulher, por meio de capacitação, monitoramento dos serviços, roda de conversa, estudo de casos entre outras ações construtivas e produtivas para o melhor atendimento à mulher em situação de violência. Essa é a missão da rede de proteção a mulher, estar cada vez mais alinhada e capacitada pra enfrentar essa problemática social, a violência de gênero,” avaliou Rachel Campos, coordenadora do Núcleo de Políticas para Mulheres.
“Encerramos muito bem, mais essa campanha tão importante de enfrentamento a violência contra a mulher em nosso município, com a blitz podemos observar a receptividade dos condutores de veículos em poder levar para casa o nosso material de divulgação sobre os tipos de violência contra a mulher, informações sobre a rede de proteção e defesa, e os canais de denúncia e contamos com a presença também, além da participação de membros da rede e da Semtras, com acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual do Pará (UEPA). Foram 16 dias importantes, mas o trabalho irá continuar, pois é dever de todos nós proteger as mulheres de Santarém, violência contra a mulher não tem desculpas,” disse Celsa Brito, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Sobre a data
Historicamente, surgiu em 1991 por ativistas de diferentes países no centro da liderança global (ONU mulheres), com o intuito de promover debates e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.
A campanha começa dia 25 de novembro, que é o dia ‘D’ (dia internacional da não violência contra a mulher, e termina dia 10 de dezembro dia alusivo a declaração universal dos direitos humanos, denominado simbolicamente de dia do laço branco).