A manhã desta quarta-feira, 21, foi marcada pela realização de um ato de protesto em defesa da vida da mulher em frente à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), com a participação da Rede de Defesa e Proteção da Mulher do município de Santarém.
O ato contou com a presença de mulheres, em sua maioria, vestindo branco, com cartazes com frases sobre o tema, falas sobre a importância desse enfrentamento de violência e o convite à sensibilização da sociedade a refletir sobre a urgência na mudança do comportamento social, gerando uma cultura de paz e respeito pela dignidade feminina.
Santarém vem registrando muitos casos de violência contra a mulher, como o caso de Jaiene Chaves Moraes, 26 anos, que estava grávida, e foi encontrada morta em um terreno baldio no bairro Ipanema, na última quarta-feira, 14.
"É lamentável e repudiamos todos os casos de violência. Este ato é o pontapé inicial na campanha Agosto Lilás que irá contar com diversas ações", destacou Rachel Campos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Maria de Nazaré Alves de Assunção, moradora da comunidade Vila Franca, região do Arapiuns, na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns estava entre as participantes do ato.
"Tomar conhecimento sobre toda essa Rede, nesse momento eu estou me sentindo tão bem, pois estou conhecendo todos e conhecendo a iniciativa sobre como devemos trabalhar na sociedade, na comunidade, porque a violência contra a mulher existe da alta à classe baixa, nós sofremos todos os tipos de violência em todos os sentidos", disse a participante.
A realização do ato esteve sob a responsabilidade da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com a Rede de Defesa e Proteção à Mulher, Secretaria de Saúde e Educação, ParaPaz- Delegacia da Mulher (Deam), Patrulha Maria da Penha, Abrigo de Mulheres, OAB/Subseção Santarém Comissão Mulher, Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, Conselho dos Direitos da Mulher, Legislativo e Vereadora Alba Leal.