3. Assistência Social
  4. Após capacitação e reunião, programa ‘Pro Mulher Pará' já tem data para iniciar em Santarém
Após capacitação e reunião, programa ‘Pro Mulher Pará' já tem data para iniciar em Santarém Autor: Ascom Semtras

Geisa de Oliveira
O programa iniciará dia 3 de abril.

Durante dois dias, 22 e 23 de março, aconteceu em Santarém, no auditório do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, capacitação e reunião para tratar sobre a implantação da nova ferramenta de combate à violência contra o público feminino, o programa do Governo do Estado, denominado de Pro Mulher, que iniciará no município com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e a Rede de Defesa e Proteção à Mulher.

Após a reunião desta quinta-feira, 23, onde estiveram participando membros da segurança pública de Santarém, Secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social, Educação e Rede de Defesa e Proteção à Mulher, ficou definido que o programa iniciará sua atividade no dia 3 de abril.

O programa, que oferece uma nova ferramenta de comunicação para facilitar o atendimento às vítimas, integra as políticas públicas do governo estadual para combater a violência contra a mulher. As ações serão realizadas em parceria com as Polícias Civil e Militar, as Secretarias de Trabalho e Assistência Social, Educação, Saúde e toda a Rede de Defesa e Proteção à Mulher.

“O Pro Mulher é um complemento ao Maria da Penha, que atende às mulheres que já têm a medida protetiva, o Pro Mulher, não, nós vamos buscar os dados estatísticos relacionados a ligações ao Niop, através dos dados em que mulheres fazem a ligação para o Niop, solicitando ajuda, e não tem essa coragem de fazer o registro de ocorrência na Polícia Civil, nós vamos atender essa vítima e através dos nossos dados estatísticos gerados no Niop, nós vamos fazer um cartão programa, uma cronologia, para que a viatura do ‘Pro Mulher’, que também é uma viatura rosa, ela faça esse acompanhamento para que essa vítima tenha essa coragem e tenha esse apoio do estado", explicou o Tenente Coronel Celton Otávio, coordenador da Diretoria de Política de Prevenção Social de Segurança Pública.

O militar acrescentou ainda que Santarém ganhou duas viaturas rosas, que serão alocadas no 35º Batalhão e no 3º Batalhão de Polícia Militar. Cada zona de policiamento terá uma viatura específica para esse tipo de atendimento.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, reforçou que Santarém já realiza um importante acompanhamento às mulheres vítimas de violência, por meio do Centro de Referência Especializado no atendimento à Mulher - Centro Maria do Pará, e também conta com o Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres.

“A Assistência Social soma forças na política de enfrentamento à violência contra a mulher, com atuação muito efetiva, contando com parcerias como a Patrulha Maria da Penha, em que o município contribui. Com o programa Pro Mulher, Santarém vai intensificar, ampliar mais ainda todas as ações na proteção da mulher em situação de violência", avaliou Celsa.