O encerramento da campanha Agosto Lilás #suaatitutesalva que intensificou ações de enfrentamento a violência contra a mulher durante todo o mês anterior ocorreu na quarta-feira, 31, com a ‘Maria da Penha vai a Empresa’. A rede de defesa e proteção à mulher de Santarém orientou e esclareceu sobre o tema para trabalhadores da Avispará, Cargill e R Branco Engenharia e Construção. A maioria dos participantes foi de homens.
O gerente do Incubatório da Avispará, Marcelo da Silva Santos, aproveitou as orientações para aprender sobre os tipos de violência. “Foi de suma importância tanto para mim quanto para minha equipe. É salutar saber que discussões que podem parecer banais podem gerar uma situação de violência à mulher. Precisamos ter consciência de que mulher se trata com respeito e carinho. A equipe nos auxiliou sobre os esclarecimentos dos tipos de violência e agora todos temos conhecimento.”
Na empresa R Branco um testemunho chamou a atenção e serviu de exemplo para todos. O operário João Ferreira Nunes, 76 anos, casado há 48 anos, comentou sobre o respeito que sempre teve com a esposa.
“Foi uma grande maravilha receber essas orientações. O exemplo vem de casa. Eu nunca trisquei um dedo na minha mulher, eu sempre a respeitei e os meus filhos também”, contou o operário.
O engenheiro Gerlan de Aguiar de Azevedo, responsável pela obra Summer Ville da RB Branco Engenharia e Construção. “Como a maioria do nosso público dentro da empresa é masculina, é de suma importância pra eles adquirirem conhecimento e aplicarem em suas casas respeitando as leis, as normativas e principalmente, as mulheres. Também temos mulheres aqui na obra e precisamos nos tratar com respeito, por isso ter esse conhecimento que a rede de defesa e proteção nos passou é essencial.”
Na empresa Cargill o público maior também foi de homens que acompanharam atentamente as informações e orientações.
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Sandra Santana, fez um balanço das ações desenvolvidas no Agosto Lilás. “Foram ações que com certeza serão multiplicadas com a principal mensagem que é a proteção de nossas mulheres, avançamos e inovamos com ações Maria da Penha vai a Feira, a Escola, Itinerante e as Empresas, além dos nossos serviços nos 8 Cras nas Proteções Social Básica e Especial. Cumprimos a nossa missão de informar, orientar e esclarecer. Agradecemos a todos da rede por estar conosco em mais esta campanha.”
Estiveram participando ativamente da campanha além da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência social (Semtras), o Centro Especializado no atendimento à mulher – Maria do Pará, a Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, o Conselho da Condição Feminina e a Patrulha Maria da Penha, Abrigo de Mulheres e demais integrantes da defesa e proteção.
A campanha encerrou no mês de agosto, mas os atendimentos da rede de defesa e proteção a mulher continuam ao longo de todo o ano.