1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Santarém define propostas visando o fortalecimento da política de segurança alimentar
4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Santarém define propostas visando o fortalecimento da política de segurança alimentar Autor: Agência Santarém

4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Santarém define propostas visando o fortalecimento da política de segurança alimentar

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
A Conferência elegeu delegados que irão defender as propostas, nas conferências Estadual e Nacional.

A 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Santarém aconteceu nesta terça-feira, 19, na Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy e foi uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Santarém – COMSEA.

Com o tema Combate à Fome, com Comida de Verdade no Campo e na Cidade, a Conferência contou com um grande número de participantes das organizações da sociedade civil, junto com as unidades do governo, avaliaram e criaram diretrizes para o aprimoramento das políticas de segurança alimentar e nutricional, a fim de colaborar com as deliberações para qualificação dos serviços, programas e projetos das políticas de segurança alimentar e Nutricional nos âmbitos municipal, estadual e nacional.

"Santarém tem essa política já trabalhada no município, tanto é que o Estado irá para a 5ª Conferência Estadual e Santarém está na 4ª. A nossa função hoje é que essa facilitação, para que seja enxergada uma vez por todas a importância da segurança alimentar para o ser humano, que ela tem que ser trabalhada a transversalidade, com a educação, assistência, agricultura, com o meio ambiente, com a segurança pública, envolve todo mundo. A gente veio para essa facilitação para tirar seus representantes que de fato, aqui eleitos, possam ir para a nossa conferência estadual, pra defender a política de segurança alimentar de Santarém e que a gente possa começar a se enxergar nas entrelinhas da política pública", detalhou Cléia Gomes, representante do Conselho Estadual De Segurança Alimentar E Nutricional Sustentável – CONSEANS.

Joílson Dutra, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Santarém – COMSEA gestão 2023-2025, avaliou como fundamental a realização da conferência no município.

"Essa conferência é fundamental, ela amarra dentro do município, todos os programas de segurança alimentar dos governos federal e estadual. Criamos as políticas públicas voltadas para a segurança alimentar. Firmar, cada vez mais a responsabilidade do governo, e da sociedade civil dentro deste contexto", observou o presidente.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou que o Comsea, junto à gestão municipal é responsável por essa política de segurança alimentar do município.

"A gente vê esses espaços de extrema importância para estar dialogando junto com o governo, junto com a sociedade essas novas políticas públicas, esse impacto na questão da alimentação, na questão de recursos investidos via governos federal e estadual. Santarém enquanto a 3ª maior cidade do estado soma com as propostas que serão levadas para as conferências estadual e federal", avaliou a secretária.

Como resultado, foram eleitos 6 delegados, e as propostas, sendo duas propostas para o Estado, uma para a nacional, e 5 propostas para o município.

A conferência estadual acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de outubro, e a nacional deverá ser realizada em dezembro.

Estiveram presentes representando o prefeito Nélio Aguiar, o secretário de Administração, Paulo Jesus, os vereadores Josafá Gonçalves e Alba Leal e representantes das secretarias de Saúde, Educação e Agricultura e Pesca.

Sobre o Conselho

O COMSEA, instituído pela Lei Municipal nº 17.938/2005, de 1º de dezembro de 2005 e reformulado pela Lei Municipal nº 19.834/2015 de 14 de Julho de 2015, é órgão colegiado e vinculado ao Gabinete do Prefeito de caráter deliberativo e consultivo, constituindo-se em espaço de articulação entre o governo municipal e a sociedade civil para a formulação de diretrizes para políticas e ações na área da segurança alimentar e nutricional da população. A atual gestão do conselho é composta pelas seguintes representações:

  • Representações Governamentais
  1. Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTRAS
  2. Secretaria Municipal de Educação – SEMED
  3. Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA
  4. Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca – SEMAP
  • Representações da Sociedade Civil
  1. Cooperativa Mista Agroextrativista do Tapajós – COOMAPLAS
  2. Cooperativa Agrícola Mista de Produtores do Oeste do Pará – C. CAMPO
  3. Universidade do Estado do Pará – UEPA.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.