O 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef de Santarém, edição 2021-2024, foi realizado ontem, sexta-feira, 28, no Instituto Federal do Pará (IFPA). A realização é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança (Comdca). Estiveram presentes crianças, adolescentes, familiares, principais políticas governamentais, saúde, educação e assistência social, representação do Núcleo de Adolescentes (Nuca), segmentos que atuam com crianças e adolescentes dentro do município e representação do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e do governo local.
Isabella Vitória Senna, estudante da Escola São José Operário esteve representando as crianças e adolescentes do município.
"Eu sou aluna do quarto ano. Lá a gente aprende muitas coisas boas sobre cultura, esportes, muitas coisas. Aprendi a escrever e a leitura. Então, eu sou uma das agentes ambientais. E eu cuido do pássaro da natureza. E tudo isso é capaz da transformação do ser como ser", contou a estudante.
O evento contou apresentação cultural da aluna Wellen Hadassa Teles Viegas, do Cemei São Cristóvão, que emocionou a todos cantando e ainda a apresentação cultural da Escola Municipal do Ensino Fundamental São José Operário, uma dança de carimbó com as crianças e adolescentes.
O evento contou com a presença da representante do Unicef do Escritório de Belém, que acompanha o selo do estado do Pará, Dariane Sousa.
"Estamos aqui junto com a equipe municipal do selo Unicef, desse trabalho intersetorial que tem acontecido nesses quatro anos, numa expectativa muito importante, porque o segundo fórum é um fórum de avaliação, então é o momento de o município avaliar tudo que eles conseguiram implementar e realizar durante essa gestão e nessa expectativa, que como é a última etapa e é a última atividade, a partir daqui é a expectativa do município de Santarém ganhar o selo e ser certificado,” observou a representante.
De acordo com a presidente do Comdca, Roselene Andrade, este é mais um momento importante rumo a certificação.
“Este momento faz com que os municípios olhem para o seu território e pensem a política pública em todas as esferas. Ou seja, na saúde, na educação, na assistência, na segurança pública. E mesmo aqueles municípios que, às vezes, não conseguem alcançar a certificação, mas eles terminam o período de quatro anos melhorando os seus indicadores. Então, participar selo significa melhorar a política da infância. Essa é a nossa última etapa, é o fórum, é o nosso último desafio, nós já estamos concluindo,” avaliou a presidente.
“As crianças e adolescentes são o motivo mais importante para que a gente esteja aqui, nós estamos aí já faltando seis meses para o final do mandato do prefeito Nélio, e ele que fez realmente sim muita coisa, para a política pública da criança e do adolescente, ele que cita que: ele não quer ser chamado de um prefeito do asfalto não. Ele quer ser um prefeito da educação das crianças, a ampliação na parte da educação infantil. E estamos confiantes concorrendo a 5ª edição em busca de mais esse reconhecimento para o nosso município, fruto de um longo trabalho conjunto durante 4 anos,” avaliou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.