Com objetivo de discutir e articular propostas, estratégias e diretrizes para as políticas públicas relativas aos direitos das pessoas com deficiência, aconteceu durante essa sexta-feira, 10, no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD).
A Conferência foi uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPDS). O tema debatido foi Cenário atual e futuro na implantação dos direitos da Pessoa com Deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo.
Estiveram participando representantes do governo e da sociedade civil, pessoas com deficiência e suas famílias, que tiveram a oportunidade de mapear os principais desafios e decidir as prioridades para as referidas políticas.
A palestra magna foi realizada pelos conferencistas Jordeci Chaves Santa Brígida e João Lopes, conselheiros estaduais do Conselho Estadual da PcD.
Na ocasião, os grupos debateram cinco eixos:
I - Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência.
EIXO II
Garantia do acesso dasessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada.
EIXO III
III - Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência.
EIXO IV
IV - Cidadania e Acessibilidade
EIXO V
V - Os desafios para a comunicação universal.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcicley Caldas, avaliou como muito positiva a realização dessa 1ª Conferência.
"Hoje, 10/11/23, foi um dia memorável e histórico para o movimento PcD’s do nosso município de Santarém, pois avaliamos cuidadosamente o presente cenário e consolidamos 15 propostas com diretrizes para o futuro nos 5 eixos estabelecidos pelo Conselho Nacional - Conade, que ao se tornarem efetivas políticas públicas, contribuirão muito para que tenhamos uma sociedade e um Brasil mais inclusivos", avaliou Marcicley Caldas, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, avaliou que todos devem estar prontos para enfrentar os desafios.
"Devemos estar sempre com o coração aberto para estar aprendendo, e hoje, estamos vivendo um desafio, e tantos avanços nesse segundo mandato do prefeito Nélio, avanços na pauta da Política das PCD's, onde nós demos sequência ao Conselho Municipal, a implantação do Núcleo da PCD na Semtras, ampliamos a emissão da carteira do Autista em Santarém, essa semana, em parceria com a Câmara Municipal, foi implantado no município o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência. São muitos avanços, mas temos muitas coisas ainda a fazer, mas o que importa é que hoje estamos vencendo o desafio, com essa vontade de continuar avançando, com força e coragem e somando forças, porque a gente não faz nada sozinho e essa política ela precisa do município, dos governos do estado e federal, para a gente continuar avançando", observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.
O evento elegeu 08 delegados que irão defender as propostas aprovadas nas conferências estadual e federal.