Agricultores familiares estão sendo incentivados pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), via Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof) a investir na cultura do cacau, visando expandir a produção no município e assim gerar emprego e renda de maneira sustentável.
Nesta segunda-feira, 29, o município iniciou a distribuição de mais de 100 mil sementes híbridas para produtores. As sementes foram adquiridas pela Prefeitura junto ao governo federal, através da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). O objetivo é que, em cerca de três anos, as famílias já possam comercializar o cacau, incrementando a renda.
O produtor Henrique Miranda, morador da Vila de Boim, na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, aderiu ao projeto e recebeu 4 mil sementes do fruto. Miranda relata que as sementes adquiridas serão importantes para incrementar a atividade agrícola em sua propriedade.
"Esperávamos muito por isso, agora vou diversificar as minhas produções. A esperança é que possamos mudar nossas condições de vida com a plantação de cacau. E o apoio da Prefeitura está sendo importante para darmos prosseguimento às atividades no campo”, contou.
De acordo com o secretário da Semap, Bruno Costa, a lavoura do cacau em Santarém deverá tomar novo impulso a partir da entrega de mudas aos produtores.
“Estamos otimistas para a expansão da cultura do cacau no município. A demanda pelo produto é crescente e Santarém é um dos municípios onde o cultivo tem grandes chances de ser incrementado. Fortalecer a produção rural e dar suporte para os agricultores da região é um compromisso da gestão do nosso prefeito Nélio Aguiar", argumentou Costa.
A coordenadora do Ciprof, Elis Rebelo, lembra que a gestão vem apoiando a agricultura familiar de diversas formas, principalmente com programas que beneficiam diretamente o pequeno produtor.
"Esta ação trata-se de mais um incentivo que está sendo aprimorada, com foco na cadeia produtiva do cacau. Os produtores foram inicialmente cadastrados e receberão por todo este mês, conforme planejamento, as mudas. É importante frisar que vamos acompanhar todo o processo de desenvolvimento dessas plantas”, explicou a coordenadora.
Santarém conta com clima e solo altamente propícios para o cultivo do cacau. Os produtores beneficiados receberão, ainda, apoio técnico do município e cursos de plantio e manejo.
“Estamos em busca constante para trazer de fato o cacau para Santarém, dessa forma trazemos uma nova possibilidade de produção para a nossa cidade e assim colocamos o município na rota do fruto, possibilitando o avanço da economia e do plantio”, reforçou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.
O Pará, de acordo com os dados da Ceplac, é o lugar do planeta onde mais se planta cacau. A produção paraense representa mais de 96% de toda a produção da região Norte. A produção média do cacau é de 146.375 toneladas.