Santarém manteve, em 2025, um desempenho sólido na movimentação aérea. Ao longo do ano, o Aeroporto Maestro Wilson Fonseca contabilizou 507,5 mil embarques e desembarques, resultado próximo ao registrado em 2024, quando o terminal recebeu 523,6 mil viajantes. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (22/01) pela Aena Brasil, concessionária responsável pela administração do aeroporto, evidenciam a estabilidade do fluxo e reforçam o município como uma das principais portas de entrada do turismo na Amazônia.
Atualmente, o aeroporto opera voos diretos para Brasília, Manaus e Belém. Essas cidades que funcionam como importantes hubs de conexão, ligando Santarém a diversos estados brasileiros e destinos internacionais. Embora nem sempre seja possível identificar com precisão a origem dos visitantes, o volume do fluxo aéreo confirma que o município está cada vez mais presente nos roteiros de turistas que buscam natureza, cultura e experiências autênticas na Amazônia.
Em nota, a Aena Brasil destacou que o resultado consolidado “reforça o papel da concessionária como uma das principais operadoras aeroportuárias do país e evidencia a importância dos investimentos em infraestrutura, eficiência operacional e qualidade dos serviços”.
A empresa também afirmou que a expectativa é manter a trajetória de crescimento nos próximos anos, acompanhando a expansão do turismo de lazer e de negócios, do transporte aéreo regional e da conectividade entre os mercados atendidos.
Leia também:
Nesse contexto, Alter do Chão se mantém como um dos principais cartões-postais de Santarém, sendo frequentemente destacado por agências especializadas em turismo. Em 2024, uma pesquisa do Ministério do Turismo apontou o balneário entre os 15 destinos mais desejados do país.

Já em 2025, Alter do Chão voltou a figurar entre as cinco praias mais bonitas do Brasil, segundo publicações das agências de viagens Blue Trip e Priorimais, reforçando seu papel estratégico na atração de visitantes para o município.
Além do interesse de quem visita o destino pela primeira vez, os dados também evidenciam um alto índice de retorno. Informações levantadas durante o Réveillon em Alter do Chão, por meio de uma pesquisa de satisfação realizada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), revelam que muitos turistas estavam em Santarém pela segunda vez ou mais, o que indica um cenário positivo de fidelização do destino. Os atrativos naturais e culturais receberam avaliação excelente da maioria dos entrevistados.
O levantamento também traçou o perfil de origem dos visitantes, indicando que a maioria veio do estado de Mato Grosso, seguida por turistas da Região Norte, com destaque para o Pará. Houve ainda presença expressiva de visitantes de Minas Gerais e São Paulo, além do Paraná, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia. O estudo também registrou a participação de turistas internacionais, provenientes da Austrália, França, Estados Unidos e Alemanha.
Os números refletem o impacto positivo das políticas públicas voltadas ao turismo, especialmente os investimentos em infraestrutura, qualificação profissional e valorização dos atrativos locais, coordenados pela Prefeitura de Santarém, por meio da Semtur.
O secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite, avalia que os números confirmam a consolidação de Santarém como um destino turístico em ascensão e ressalta o trabalho de preparação do setor.
“Santarém oferece atrativos durante todo o ano. Nossa natureza é singular, as praias de água doce são espetaculares, a gastronomia é única e temos referências importantes, como o embaixador da ONU, o chef Saulo Jennings. Somado a isso, o acolhimento do nosso povo desperta o interesse de quem busca experiências verdadeiramente únicas”, afirma.
Segundo o secretário, a Semtur tem atuado fortemente na qualificação do trade turístico. “Somente em 2025, realizamos 902 certificações de profissionais que atuam na área e promovemos 18 visitas técnicas tanto na zona urbana quanto na região ribeirinha. Estamos preparados para receber ainda mais visitantes”, celebra.
Autor:
Katrine Bentes - CCOM