Com o objetivo de apoiar e capacitar os trabalhadores da cadeia produtiva do açaí e, assim, diminuir os riscos de doenças relacionadas ao consumo desse fruto, como a doença de Chagas, a Prefeitura de Santarém, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou as inscrições para o curso gratuito sobre Boas Práticas e Manejo de Açaí, marcado para os dias 25 e 26 de janeiro, das 9h às 14h.
Para participar, interessados devem realizar a inscrição presencialmente no Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS), situado na Avenida Moaçara, 735, bairro Floresta, nos dias 19 a 24 de janeiro, das 8h às 14h. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Izenildo Pedroso, explica como funciona a qualificação.
"A capacitação tem carga horária de 20 horas e conta com oito módulos. Durante o curso, a equipe técnica da Vigilância Sanitária aborda temas como o manuseio e processamento do açaí, adequações estruturais, e a qualidade da água utilizada na obtenção do fruto. Os cuidados incluem tratamento da matéria-prima, limpeza dos locais de processamento, visando reduzir a carga microbiana e o risco de contaminação por via oral, especialmente da Doença de Chagas".