1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. UPA 24h reforça novo perfil emergencial de atendimento após incêndio no HMS
UPA 24h reforça novo perfil emergencial de atendimento após incêndio no HMS Autor: Ândria Almeida - Ascom HMS/UPA

UPA 24h reforça novo perfil emergencial de atendimento após incêndio no HMS

Ândria Almeida
Publicado em - Atualizado
Enquanto o HMS estiver com os atendimentos suspensos, Unidade de Pronto Atendimento funcionará como o principal pronto-socorro da cidade.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), em Santarém, reforça o novo perfil de atendimento, agora, como porta de entrada para casos de urgência e emergência na cidade. Essa mudança ocorreu após o incêndio no setor de Obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) no último dia 12. O sinistro demandou uma reestruturação emergencial no sistema de saúde local.

A UPA 24 horas, agora, designada como a porta de entrada para casos de urgência e emergência, desempenha um papel fundamental nesse novo cenário de atendimento. O gerente da Unidade, o enfermeiro Rodolfo Sousa, comentou sobre as mudanças.

"Neste momento, nossa prioridade é atender pacientes que necessitam de cuidados de urgência e emergência. Aqueles que estão com sintomas leves, como vômito, dor de cabeça, síndrome gripal, diarreia, dor de ouvido, entre outros sintomas não emergenciais, devem buscar atendimento nas UBS’s de seus bairros ou na UBS 24 horas da Nova República”, destacou.

A secretária de saúde do município, Irlaine Figueira, destacou a importância das Unidades Básicas de Saúde (UBS) como retaguarda para atendimentos.

"É importante ressaltar o papel das UBS's nesse momento. A UPA Santarém está focada em atender casos de urgência e emergência, por isso, se você tiver sintomas leves é recomendado buscar atendimento nas UBS's do seu bairro ou na UBS 24 horas da Nova República. Essas unidades estão preparadas para cuidar de você de forma mais direcionada”, enfatizou.

Diante da suspensão temporária dos serviços no HMS, em decorrência do incêndio, o fluxo de atendimento definido pela Semsa ficou da seguinte maneira:

Atendimento obstétrico: Mulheres grávidas em situação de urgência e emergência devem buscar atendimento no Hospital e Maternidade Sagrada Família.

UPA 24 Horas: A UPA 24 horas é o ponto de recepção e referenciamento para todos os atendimentos de urgência e emergência. Os pacientes, após avaliação médica, serão atendidos na própria unidade ou encaminhados conforme a necessidade: 

   - Ortopedia e Traumatologia de média complexidade: Encaminhados para o Hospital João XXIII.
   
   - Pacientes de baixo risco que estavam internados no HMS: Estão sendo atendidos na Arena Estadual do Oeste do Pará Professor Djalma Lima.
   
   - Casos graves: Referenciados para o Hospital Regional do Baixo Amazonas.
   
   - Surto psicótico: Atendimento pelo CAPS AD 3.

Além disso, as UBS's dos bairros estão recebendo pacientes com quadros leves, enquanto a UBS 24 horas do bairro Nova República está pronta para atender pacientes de urgência e emergência.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.