Conforme anunciado pelo prefeito Zé Maria Tapajós na terça-feira, 1º, começou a operar ontem, quarta-feira, 2, o horário estendido das 07h às 21h em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de saúde, especialmente para a população que não consegue ser atendida durante o horário normal de expediente, de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h.
No primeiro dia de funcionamento, as UBS's Aldeia/Fátima/Laguinho, Matinha, Mararu e Salvação, situadas na zona urbana, escolhidas para o novo horário, atenderam um número significativo de pessoas.
A coordenadora da UBS Fátima, enfermeira Caren Barros, informou que a demanda foi considerada positiva, com um bom número de usuários buscando os atendimentos.
A enfermeira projetou que a demanda deve aumentar à medida que mais pessoas tomem conhecimento da novidade e da possibilidade de ser atendidas em horários mais flexíveis.
"Foi uma procura considerada boa para o primeiro dia. O público procurou desde vacina até consulta médica, a farmácia da unidade também fez dispensação de medicamentos. A expectativa é que, com o passar do tempo, o novo horário de funcionamento continue a beneficiar cada vez mais a população, garantindo um acesso mais amplo aos serviços de saúde essenciais”, declarou.
O secretário de Saúde, Everaldo Martins Filho, acompanhou a movimentação e se mostrou otimista com a iniciativa. Ele classificou a proposta do horário estendido como uma ação que "vai dar certo", ressaltando a importância de oferecer mais comodidade à população, principalmente àqueles que enfrentam dificuldades para se consultar durante o horário convencional.
"Com essa iniciativa, a gestão municipal busca proporcionar mais comodidade e agilidade no acesso à saúde, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades para procurar atendimento durante o horário convencional,” disse.
O secretário lembrou que o horário estendido não é para demanda espontânea ou pronto atendimento. É preciso ir até a UBS agendar o dia e horário como já ocorre normalmente. As escalas de horários dos profissionais dessas equipes serão realizadas mensalmente.
O prefeito Zé Maria Tapajós esteve presente na noite de ontem para acompanhar de perto a movimentação nas UBS's. Ele se mostrou satisfeito ao ver que a população realmente procurou os atendimentos.
"O povo acreditou e veio. As equipes estão à disposição e certamente todos que procuraram as UBS's no horário diferenciado foram atendidos pelos profissionais, sabendo que amanhã terão tempo para fazer outras coisas", afirmou o prefeito.
De acordo com os dados das UBS's, os atendimentos no primeiro dia de funcionamento em horário estendido foram:
UBS Matinha
· 21 consultas médicas.
· 11 consultas enfermagem.
· 08 testes rápidos.
· 02 pessoas vacinadas.
· 03 atendimentos de pré-natal.
· 01 atendimento pelo Programa de Crescimento e Desenvolvimento - CD.
· 01 atendimento planejamento familiar.
· 01 colocação de Sonda Vesical de Demora - SVD.
· 02 atendimentos em Saúde Mental - SM.
· 01 atendimento de hiperdia.
· 01 atendimento de emergência em domicílio.
· 01 atendimento para curativo.
· 10 dispensações de medicamentos.
UBS Mararu
· 21 consultas médicas.
· 02 pessoas vacinadas.
· 01 consulta de enfermagem.
· 01 dispensação de medicamentos.
· 83 procedimentos.
UBS Aldeia/ Fátima/ Laguinho
· 18 consultas médicas.
· 10 pessoas vacinadas.
· 02 - coletas de PCCU
· 01- atendimento odontológico.
· 05 consultas de enfermagem.
· 11 dispensações de medicamentos.
· 06 procedimentos.
· 01- Teste de Covid-19.
UBS Salvação
· 17 consultas médicas.
· 06 coletas de PCCU.
· 42 pessoas vacinadas.
· 01 inscrição de pré-natal.
· 06 atendimentos odontológicos.
· 04 consultas de enfermagem.
· 17 dispensações de medicamentos.
Conforme o definido pela Semsa, o “horário estendido” de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde é:
Segunda-feira (das 7h às 21h)
UBS Mararu (Rua Presidente Costa e Silva, S/N)
UBS Matinha (Rua Iracema, nº76)
Terça-feira e Quinta-feira ( das 7h às 21h)
UBS Aldeia/Fátima/Laguinho (Travessa Assis de Vasconcelos, Aldeia)
Quarta-feira e Sexta-feira (das 7h às 21h)
UBS Salvação (Travessa Anu Preto, S/N)