A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), comunica que a Unidade Básica de Saúde 24h do bairro Nova República terá seu horário de funcionamento ampliado a partir desta quarta-feira, 1º de outubro de 2025. Com a medida, a unidade, que anteriormente funcionava em regime de 24 horas apenas nos finais de semana e feriados, passará a ofertar atendimento também nos turnos da manhã e da tarde, de segunda a sexta-feira, assegurando maior acesso da população aos serviços de saúde.
A mudança foi confirmada após reunião realizada nesta terça-feira, 30, entre o secretário municipal de Saúde, Everaldo Martins Filho, a secretária-adjunta, Irlaine Figueira, a coordenadora da Atenção Primária à Saúde da Semsa e os profissionais que atuarão no local. O encontro teve como objetivo alinhar detalhes para o início da nova etapa de funcionamento.
De acordo com a coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), Ivana Pimentel, nos atendimentos de segunda a sexta-feira, haverá equipe plantonista das 7h até 1h da madrugada, formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, organizados em três escalas: das 7h às 13h, das 13h às 19h e das 19h à 1h. Já no período noturno, de 1h às 7h da manhã, o atendimento será mantido por enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Recentemente, a unidade passou por obras de revitalização, com serviços voltados à melhoria da estrutura física. O enfermeiro Simão dos Santos, que atua há anos na UBS 24h, destacou a importância da ampliação do acervo de materiais para garantir agilidade no atendimento. “A procura por atendimento aqui na unidade vai aumentar bastante, e isso exige que tenhamos mais equipamentos à disposição. Se não houver esse reforço, o tempo de espera pode acabar sendo maior para os usuários. Com mais recursos, conseguimos oferecer um serviço mais rápido e eficiente para a comunidade”, afirmou.
A secretária adjunta de saúde, Irlaine Figueira, explicou que os casos mais graves terão encaminhamento imediato para unidades de maior complexidade. “Havendo necessidade de atendimentos mais complexos, os profissionais do plantão acionarão o Samu para que o paciente seja encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal (PSM) ou à UPA. Além disso, a implantação desse horário também em dias de semana se soma ao que já vem sendo feito desde o final de junho na UBS do Santarenzinho e na UBS 24h de Alter do Chão, fortalecendo a rede municipal de urgência e emergência”, afirmou.
O secretário de Saúde, Everaldo Martins Filho, ressaltou que a ampliação do funcionamento representa um marco para o sistema municipal. “Com essa mudança, a UBS 24 horas da Nova República passa a oferecer uma cobertura mais abrangente, representando um avanço significativo para a saúde pública do município. Isso também vai contribuir para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), garantindo melhor acesso aos serviços de saúde para a comunidade”, destacou.
Everaldo também explicou como funcionará a farmácia da unidade, que atende em anexo à UBS. “A dispensação de medicamentos será restrita aos atendimentos realizados dentro da própria UBS. Não será possível atender a receitas médicas externas ou liberar medicamentos para levar para casa, pois o foco é garantir suporte imediato ao paciente atendido na unidade. Os pacientes que precisarem de medicamentos para levar para casa podem fazer busca na UBS Nova República, bem ao lado”, esclareceu.
A UBS 24 hora Nova República está localizado na Travessa 29, S/N, próximo a Av. Tancredo Neves, bairro Nova República - ao lado da UBS Nova República.