A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue com a programação do Setembro Amarelo no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III 24h). As atividades buscam promover a valorização da vida, fortalecer vínculos e destacar a importância da prevenção ao suicídio.
Nos grupos realizados na unidade, pacientes têm espaço para compartilhar sentimentos e refletir sobre a importância de buscar ajuda. Segundo a coordenadora do CAPS AD III, Lidiane Lira, esses momentos têm papel fundamental no processo de cuidado:
“Cada encontro é uma oportunidade de escuta, de fortalecer os vínculos e de lembrar que pedir ajuda é um ato de coragem. Essas atividades são parte essencial do tratamento e da reabilitação, pois ajudam os pacientes a desenvolverem novas formas de lidar com suas emoções e a compreenderem que a vida sempre vale a pena ser vivida.”
Além da programação de grupos e rodas de conversa, o CAPS AD III mantém plantão nos finais de semana. Aos sábados, por exemplo, pacientes participam de oficinas de artesanato, que envolvem tanto os que estão em hospitalidade quanto aqueles que procuram a unidade para prestigiar e se integrar.
“A ideia é fortalecer a reabilitação psicossocial, manter o CAPS ativo no fim de semana e oferecer mais oportunidades de integração. O artesanato é uma ferramenta terapêutica que ajuda na socialização e no resgate da autoestima”, destacou Lidiane Lira.
De acordo com a secretária municipal de saúde adjunta, Irlaine Figueira, o CAPS AD III é uma das unidades que têm atenção voltada para o fortalecimento dos serviços prestados.
“O cuidado com a saúde mental também é prioridade em Santarém, assim como em todo o Brasil. Sabemos que se trata de uma realidade preocupante, que exige atenção constante. Por isso, o município tem buscado fortalecer cada vez mais os serviços já existentes e ampliar o atendimento para as Unidades Básicas de Saúde, garantindo que a população tenha acesso a esse cuidado.”
A secretária-adjunta complementou destacando que um novo predio está sendo construído, no bairro Diamantino, para abrigar o CAPS AD III.
“Estamos trabalhando também na construção de um novo prédio para a unidade, o que vai possibilitar ampliar a capacidade de atendimentos e oferecer melhores condições para a população que precisa desse serviço.”
Atualmente, o CAPS AD III está localizado na Av. Presidente Vargas, 2809, bairro Aparecida. O funcionamento é 24 horas por dia, sendo o atendimento geral realizado das 7h às 18h. Após esse horário, os serviços são voltados aos pacientes em hospitalidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (93) 99192-5337.