3. Saúde
  4. Semana do Idoso promove saúde e bem-estar em Santarém
Semana do Idoso promove saúde e bem-estar em Santarém Autor: Cibele Pixinine - CCOM

Semana do Idoso promove saúde e bem-estar em Santarém

Cibele Pixinine
Atividades focadas na valorização e combate ao etarismo marcam a programação voltada à terceira idade

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI), realizou a Semana do Idoso entre os dias 27 de setembro e 03 de outubro. A programação foi recheada de atividades que promoveram saúde, qualidade de vida e valorização da pessoa idosa, reforçando o compromisso do município com essa importante parcela da população.

A abertura da semana, no dia 27/09, contou com um passeio para os idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) até a comunidade São Bráz, além de uma celebração eucarística no Lar São Vicente de Paulo, onde os participantes puderam compartilhar momentos de espiritualidade e confraternização.

No Dia Internacional do Idoso, 1º, uma ação social foi realizada no Espaço Mãe Natureza, localizado no Bairro Santo André. A iniciativa ofereceu serviços de saúde, com consultas médicas de geriatra, dermatologista, clínico geral, dentre outros, além de atividades de assistência social como cadastro e atualização do CadÚnico e Carteira do Idoso.

Para Maria da Conceição Santos, aposentada que participou da ação, o evento foi uma oportunidade especial.

“Eu sou da Nova República, mas vim até aqui porque a equipe do CRAS do meu bairro me avisou que iria ocorrer esse momento. Eu aproveitei a oportunidade. Já me vacinei, medi minha pressão arterial e glicemia e vou ainda na consulta com o clínico geral”, disse.

No dia 2, o tradicional Baile da Pessoa Idosa, no CCI, trouxe alegria e descontração para os participantes, que dançaram ao som de músicas animadas e celebraram a vida em grande estilo.

Francisco da Cruz, de 75 anos, não perdeu a chance de participar.

“O baile tá muito bonito. A gente tem que se divertir e eu me divirto bem. Gosto de dançar. Eu não tenho cansaço”, comentou.

Encerrando a programação no dia 3, as Olimpíadas da Melhor Idade, realizadas na AABB, colocaram os idosos em movimento com uma série de atividades físicas adaptadas. O evento proporcionou uma manhã repleta de energia, união e muita diversão, reforçando a importância de manter o corpo ativo em todas as fases da vida.

Para o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Evaldo Sena de Sousa, a Semana do Idoso é essencial para fortalecer o protagonismo dessa população e combater o etarismo.

"A Semana do Idoso tem como objetivo principal o combate ao etarismo, que é a discriminação contra as pessoas em razão da idade. Desde o ano passado, estamos ampliando nossas ações, saindo do ambiente tradicional do Conselho para ir até os locais mais distantes, cumprindo nossa função de assistir e valorizar a pessoa idosa", destacou.