Pioneirismo da enfermagem no acesso a inserções de Dispositivo Intrauterino (DIU) T de cobre no município de Santarém foi uma das 17 experiências exitosas do Estado do Pará apresentadas na 18ª edição da Mostra Brasil, aqui tem SUS, realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), entre os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia (GO).
O evento contou com mais de 500 apresentações presenciais de experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde de todo o Brasil. O objetivo foi propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS, bem como estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando a garantia do direito à saúde.
Santarém foi representanda pela enfermeira da UBS Santo André, Diany Rabelo, que foi capacitada pelo projeto e apresentou a experiência no evento.
"Fiquei muito feliz em apresentar essa experiência exitosa realizada com tanta dedicação no município de Santarém. Um projeto que ainda dará muitos frutos, pois o objetivo é que mais para frente todas as Unidades Básicas de Saúde ofertem o serviço de inserção de DIU. Isso é um grande avanço para o planejamento familiar," pontua.
A titular da Semsa, Irlaine Figueira, esteve presente na Mostra e destacou a importância do pioneirismo de Santarém na inserção de DIU.
"É com muito orgulho que digo que Santarém foi o primeiro município do Pará a realizar as inserções do DIU pelas enfermeiras na Atenção Básica. Esse evento é importantíssimo pois discutimos melhorias para o SUS. E é sempre maravilhoso conhecer as experiências exitosas dos demais municípios, voltamos para casa com muitas ideias que podem ser executadas na nossa cidade para melhoria na oferta da saúde na rede pública".
Conheça a experiência exitosa de Santarém apresentada na 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, Goiânia/GO
Pioneirismo da enfermagem no acesso à inserção de DIU T de cobre no município de Santarém
Tudo começou com o curso em Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no planejamento sexual e reprodutivo destinado às enfermeiras. O objetivo foi ampliar o acesso ao planejamento reprodutivo. Com isso, possibilitar a liberdade de escolha das mulheres e contribuir para a redução das taxas de mortalidade materna e infantil, que tem associação direta com a gravidez indesejada.
Esse curso foi promovido em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), e o Hospital Sofia Feldman da cidade Belo Horizonte (MG) e a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O DIU T com cobre destaca-se por ser um método com alto potencial de eficácia, longa duração e não hormonal, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, para ser inserido no âmbito do SUS em mulheres desde a adolescência até a menopausa que já tenham vida sexual ativa. O procedimento de inserção de DIU é normatizado através da Resolução Cofen no 690/2022.
A 1ª etapa do curso ocorreu do dia 16 a 26 de agosto; 07 enfermeiras da atenção básica e do Centro de Referência em Saúde da Mulher foram capacitadas. Durante o curso foram realizados os seguintes atendimentos ginecológicos: 351 consultas de enfermagem;191 inserções de Dispositivo Intrauterino (DIU); 1.358 testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B e C; 234 exames de gravidez.
A 2ª etapa do curso ocorreu do dia 18 a 24 de setembro, em que os preceptores retornaram para verificar como estavam as mulheres que foram atendidas na 1ª etapa. Além disso, ocorreu a certificação das enfermeiras que participaram do curso. Essas profissionais serão multiplicadoras na consulta de enfermagem ginecológica em Santarém e região.
Dados dos avanços no atendimento ginecológico na inserção do DIU
• Em 2022, foram inseridos 498 DIU no município de Santarém, um aumento de 158% em relação ao ano de 2021 (193 DIU inseridos na Referência).
• No período de 08/2022 a 12/2022 foram inseridos 260 DIU pelas enfermeiras. No período de 01/2022 a 12/2022 foram inseridos 238 DIU pelo médico do centro de referência. Nota-se como o serviço foi ampliado para mais mulheres.
Como funciona o planejamento familiar na rede municipal de Santarém
Em Santarém, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiza em todas as Unidades Básicas de Saúde o planejamento familiar através de educação em saúde e métodos contraceptivos como distribuição de camisinhas, comprimidos via oral e injetáveis.
Onde ocorre as inserções do DIU?
- UBS do Santo André
- UBS Jacamim
- UBS Salvação
- Centro de Referência em Saúde da Mulher (Casa da mulher)
Além disso, a Casa da Mulher oferta ainda, dentro da temática de planejamento familiar, a laqueadura e vasectomia. Vale ressaltar que os atendimentos no centro não são por demanda espontânea, mas por meio do referenciamento das UBS's. O funcionamento ocorre de 7h às 18h, localizado na Av. Barão de Santarém, nº 832, Santa Clara.