3. Saúde
  4. Pronto Socorro Municipal de Santarém volta a funcionar com portas abertas. Veja como vai funcionar o fluxo
Pronto Socorro Municipal de Santarém volta a funcionar com portas abertas. Veja como vai funcionar o fluxo Autor: Ascom/HMS

Ândria Almeida

O Pronto Socorro Municipal de Santarém (PSM) retomou suas atividades nesta segunda-feira (5). A unidade, referência no atendimento de urgências e emergências na região do Baixo Amazonas, abrangendo 20 municípios, passou por uma série de melhorias desde setembro do ano passado para elevar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Funcionamento e fluxo de atendimento - Com a reabertura, o  PSM volta atender demanda espontânea, ou seja, com portas abertas para casos de urgência e emergência. Situações como dor de cabeça, síndromes gripais e vômitos entre outros sintomas considerados leves, devem ser encaminhadas para a UPA 24 horas ou para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A classificação de risco no PSM garante que os pacientes mais graves sejam atendidos rapidamente. Após o cadastro na recepção, os pacientes são direcionados para a sala de classificação de risco, onde um enfermeiro avalia suas queixas e sinais específicos. Conforme o Protocolo Humaniza SUS, as classificações de risco são divididas em quatro categorias:

Vermelho: Atendimento imediato para casos críticos, como parada cardiorrespiratória e trauma grave.

Amarelo: Atenção rápida para casos graves, como dor abdominal intensa e febre alta.

Verde: Condições não urgentes, como pequenos cortes e sintomas leves.

Azul: Casos não urgentes, como consultas de rotina e problemas recorrentes.

Os pacientes classificados como vermelho e amarelo têm prioridade, enquanto os classificados como verde e azul são encaminhados para a UPA ou UBS.

Perfis de Atendimento

O PSM prioriza casos de alta gravidade, incluindo:

Acidentes de trânsito

Quedas

Afogamentos

Ferimentos por arma branca ou de fogo

Traumatismos cranioencefálicos

Grandes queimaduras

Fraturas

Politraumas

Síndromes coronarianas/infarto agudo do miocárdio

Acidente vascular encefálico

Diabéticos e hipertensos descompensados

Pacientes de hemodiálise

Acidentes com animais peçonhentos

Atendimento pediátrico

O diretor clínico do HMS, Dr. Vinicius Savino, reforça a importância da população seguir o perfil de atendimento da unidade.

“Peço encarecidamente a colaboração dos pacientes para que procurem o PSM somente em casos graves que necessitem de atendimento de urgência e emergência. Aqueles que, após avaliação, forem classificados como casos pouco urgentes ou não urgentes serão contrarreferenciados para UPA ou UBS.”