1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Projeto Pioneirismo da enfermagem no acesso à inserção de DIU T de cobre no município de Santarém é aprovado para a 18ª 'Mostra Brasil, aqui tem SUS'
Projeto Pioneirismo da enfermagem no acesso à inserção de DIU T de cobre no município de Santarém é aprovado para a 18ª 'Mostra Brasil, aqui tem SUS' Autor: Divulgação Semsa
Categoria: Saúde

Projeto Pioneirismo da enfermagem no acesso à inserção de DIU T de cobre no município de Santarém é aprovado para a 18ª 'Mostra Brasil, aqui tem SUS'

Katrine Bentes
Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Evento visa o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS.

Pioneirismo da enfermagem no acesso a inserções de Dispositivo Intrauterino (DIU) T de cobre no município de Santarém foi uma das 17 experiências exitosas selecionadas pelo Cosems-PA para representar o Estado do Pará na 18ª Mostra Brasil aqui tem SUS a ser realizada pelo Conasems, entre os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia (GO). O objetivo do evento é propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS, bem como estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando a garantia do direito à saúde.

A seleção do projeto foi feita pela 3ª edição da Mostra Pará: aqui tem SUS, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA). Esse ano, o evento teve um marco na história e contou com mais de 200 inscrições de experiências exitosas em saúde desenvolvidas por profissionais que atuam nas secretarias municipais no âmbito do SUS, das quais foram apresentadas 129.

As apresentações das experiências aconteceram em etapas de forma descentralizada, sendo que a primeira foi em Marabá (16), a segunda em Santarém (23) e a última em Belém com 97 apresentações. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi destaque no evento com 12 projetos aprovados e um selecionado para mostra nacional. 

"A premiação deste ano é um clássico exemplo de que quando trabalhamos em equipe saem bons resultados. Temos nessa experiência relato tanto de atividade na Casa da Mulher quanto da Atenção Básica e com envolvimento da Divisão técnica, da Educação Permanente em Saúde, da Rede de Atenção à Saúde. Estou bastante satisfeita com o resultado", celebra a titular da Semsa, Irlaine Figueira. 

“Estamos muito felizes com a seleção para mostra nacional. Santarém é o primeiro município do Pará com enfermeiras capacitadas para realizarem consultas ginecológicas com ênfase na inserção de DIU, isso é muito importante pois fortalece a nossa classe e ajuda no planejamento reprodutivo", destaca a enfermeira da UBS Santo André que participou da capacitação e apresentou a experiência exitosa no evento, Diany Rabelo. 

A 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS - edição 2023, acontece no contexto do 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde a ser realizado entre os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia (GO), contará, mais uma vez, com a participação do Programa IdeiaSUS, da Fiocruz, na comissão organizadora, contribuindo com a avaliação das práticas inscritas, e com a oferta do Prêmio IdeiaSUS - “Fiocruz é SUS: direito universal saúde, equidade e democracia”.

Conheça a experiência exitosa de Santarém selecionada para 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, Goiânia/GO

Pioneirismo da enfermagem no acesso à inserção de DIU T de cobre no município de Santarém

Tudo começou com o curso em Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no planejamento sexual e reprodutivo destinado às enfermeiras e buscou ampliar o acesso ao planejamento reprodutivo, ampliando a liberdade de escolha das mulheres e contribuindo para a redução das taxas de mortalidade materna e infantil, que tem associação direta com a gravidez indesejada.

Esse curso foi promovido em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), e o Hospital Sofia Feldman da cidade Belo Horizonte (MG) e a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). 

O DIU T com cobre destaca-se por ser um método com alto potencial de eficácia, longa duração e não hormonal, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, para ser inserido no âmbito do SUS em mulheres desde a adolescência até a menopausa que já tenham vida sexual ativa. O procedimento de inserção de DIU é normatizado através da Resolução Cofen no 690/2022. O município de Santarém aderiu ao projeto devido aos altos índices de mortalidade materna nos anos de 2020 e 2021.

A 1ª etapa do curso ocorreu do dia 16 a 26 de agosto; 07 enfermeiras da atenção básica e do Centro de Referência em Saúde da Mulher foram capacitadas. Durante o curso foram realizados os seguintes atendimentos ginecológicos: 351 consultas de enfermagem,;191 inserções de Dispositivo Intrauterino (DIU); 1.358 testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B e C;  234 exames de gravidez. 

A 2ª etapa do curso ocorreu do dia 18 a 24 de setembro, onde os preceptores retornaram para verificar como estavam as mulheres que foram atendidas na 1ª etapa. Além disso, ocorreu a certificação das enfermeiras que participaram do curso. Essas profissionais serão multiplicadoras na consulta de enfermagem ginecológica em Santarém e região.

Dados dos avanços no atendimento ginecológico na inserção do DIU

• Em 2022, foram inseridos 498 DIU no município de Santarém, um aumento de 158% em relação ao ano de 2021 (193 DIU inseridos na Referência).

• No período de 08/2022 a 12/2022 foram inseridos 260 DIU pelas enfermeiras. No período de 01/2022 a 12/2022 foram inseridos 238 DIU pelo médico do centro de referência. Nota-se como o serviço foi ampliado para mais mulheres. 

Como funciona o planejamento familiar na rede municipal de Santarém 

Em Santarém, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiza em todas as Unidades Básicas de Saúde o planejamento familiar através de educação em saúde e métodos contraceptivos como distribuição de camisinhas, comprimidos via oral e injetáveis.

Onde ocorre as inserções do DIU?

- UBS do Santo André;

- UBS Jacamim;

- UBS Salvação;

- Centro de Referência em Saúde da Mulher (Casa da mulher).

Além disso, a Casa da Mulher oferta ainda, dentro da temática de planejamento familiar, a laqueadura e vasectomia. Vale ressaltar que os atendimentos no centro não são por demanda espontânea, mas por meio do referenciamento das UBS's. O funcionamento ocorre de 7h às 18h, localizado na Av. Barão de Santarém, nº 832, Santa Clara.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.