O auditório do CIAM sediou na terça-feira, 30, ações de mobilização de prevenção em acidentes de trabalho, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Baixo Amazonas. As capacitações tiveram como público-alvo os Agentes de Serviços Gerais (ASG), que atuam nos centros de referências e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona urbana, planalto e rios. Em média, 110 pessoas participaram.
As palestras ficaram a cargo da técnica em Saúde e Segurança do Trabalho do Cerest, Narjara de Souza, que explicou sobre a importância da prevenção de riscos, que podem causar acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, como quedas, por conta de pisos molhados, quedas de altura, cortes e fraturas, choque elétrico, febre ou dor de cabeça, causados por riscos biológicos. Além disso, ensinou como agir em casos de emergência e os direitos dos trabalhadores.
Telma Rocha atua como Agente de Serviços Gerais da UBS Nova República desde 2011 e reforçou a importância da capacitação.
“É ótimo a gente saber a forma adequada de entrar num ambiente para começarmos nosso trabalho de forma segura. Então, essa capacitação foi muito importante para mim e para os meus colegas. Tudo que a gente aprendeu vai servir tanto para nossa vida profissional, quanto para nossa vida pessoal, como não levar bactéria para casa, como manusear os instrumentos de trabalho, usar os EPI's e conhecer nossos direitos“.
A Segurança do Trabalho é um setor importante dentro de qualquer instituição e visa garantir a integridade física do trabalhador, bem como a melhoria da qualidade de vida, por meio de medidas de segurança implantadas no ambiente de trabalho.
Sobre o Cerest Baixo Amazonas - O equipamento oferta atendimentos especializados em saúde do trabalhador. O Centro abrange 20 municípios das regiões do Baixo Amazonas e Tapajós. Funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, e fica localizado na Av. Presidente Vargas, nº 635, Prainha.