Visando tornar a experiência hospitalar mais acolhedora e significativa, a equipe multiprofissional do Hospital Municipal de Santarém (HMS) Dr. Alberto Tolentino Sotelo organizou na tarde desta terça-feira, 20, uma festa especial em celebração aos 73 anos do paciente José Alves Bezerra, que está internado no Pronto-Socorro, na sala de decisão clínica adulta, em tratamento pulmonar.
Os balões vermelhões trouxeram cor para o ambiente hospitalar. Seu José não conteve a emoção ao ser surpreendido pela equipe do HMS e por familiares que trouxeram bolo, plaquinhas e chapéus para celebrar o aniversário. Na ocasião, emocionado, o filho, Messias Cabral, agradeceu a homenagem e registrou a importância do momento para recuperação do pai.
"Hoje meu pai está aniversariando e a equipe do hospital teve uma atitude de fazer uma festinha. Eu acho isso muito legal, muito importante, deu para perceber na fisionomia do meu pai que ele ficou muito feliz, cantou os parabéns com a gente e isso mudou minha tarde. Por isso, eu agradeço imensamente a equipe do HMS por proporcionar esse momento”.
De acordo com a psicóloga do HMS, Narjara Dantas, a humanização transforma a relação do hospital com os usuários em uma experiência mais significativa.
"O acolhimento é fundamental tanto para família quanto para o paciente. Eu digo que é 50% do tratamento, pois essa empatia faz toda diferença no processo de recuperação do paciente".
A presidente do Comitê Gestor do HMS, Greyce Gomes, enfatiza que "aplicar um tratamento humanizado e individualizado com cada paciente é essencial, pois torna menos estressante o período de internação. Dessa forma, com essa ação queremos que o paciente, que passa o aniversário internado, tenha lembranças alegres, afetivas e acolhedoras".