A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza neste sábado, 18 de outubro, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). A ação faz parte da mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde, que ocorre no período de 6 a 31 de outubro em todo o país, com o tema “Vacinar é proteger o futuro”.
Em Santarém, a Semsa promoverá o Dia D no bairro Vista Alegre do Juá, Quadra 8, ao lado da Igreja São Jorge, das 8h às 12h.
"O Dia D é uma grande oportunidade para atualizar a caderneta e garantir que nenhuma criança ou adolescente fique sem as vacinas de rotina. Nossas equipes estarão mobilizadas em todas as áreas, inclusive nas mais distantes, para facilitar o acesso da população. Vacinar é um gesto de cuidado e de amor à vida”, destacou Kátia Moura, coordenadora da Rede de Frios da Semsa.
Durante o sábado, o atendimento, também, ocorrerá em diversos pontos fixos de vacinação, distribuídos por toda a cidade, planalto e região de rios.
Área Urbana: UBS Área Verde, UBS Floresta, UBS Jaderlândia, UBS Maracanã, UBS Matinha, UBS Salvação, UBS Santana, UBS Santarenzinho, UBS Santo André e UBS Uruará.
Planalto: UBS Alter do Chão, UBS Boa Esperança, UBS Cipoal, UBS Jacamim, UBS São Braz, UBS São José e UBS Tabocal.
Rios: UBS Arapixuna, UBS Curuai, UBS Paissandu, UBS Piraquara, UBS São Pedro do Uruari e UBS Vila Gorete.
Além desses locais, haverá um ponto especial de vacinação sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), localizado na Praça Barão de Santarém (São Sebastião), em frente ao 9º Centro Regional de Saúde, com funcionamento das 8h às 17h.
O secretário municipal de Saúde, Everaldo Martins Filho, reforçou o compromisso do município com a prevenção e o fortalecimento das ações de imunização.
"A vacinação é uma das principais estratégias de promoção da saúde pública. Santarém tem investido fortemente em campanhas educativas, busca ativa e ampliação da oferta de vacinas nas unidades e nas ações. Queremos atingir o maior número possível de crianças e adolescentes, porque cada dose aplicada representa uma vida protegida”, afirmou.
O prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós, ressaltou que a campanha representa o compromisso da gestão municipal com a saúde e o bem-estar das famílias.
"Essa mobilização é fundamental para manter nossas crianças e jovens protegidos contra doenças que podem ser evitadas. A Prefeitura de Santarém tem trabalhado com muita responsabilidade para garantir que o cuidado com a saúde chegue a todas as comunidades, do centro à zona rural e aos rios. Vacinar é proteger o presente e preparar o futuro da nossa cidade".