Por: Andria Almeida
O Prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, assinou nesta segunda-feira, 29, no auditório do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), a Ordem de Serviço nº 020/2025, que autoriza a reforma da Unidade de Atenção Especializada em Saúde voltada à obstetrícia.
A obra, orçada em R$ 3.135.643,43 e contratada por meio do Pregão Eletrônico nº 006/2025, será executada pela empresa vencedora da licitação. O projeto prevê a modernização completa da estrutura obstétrica do hospital, contemplando melhorias em enfermarias, berçário, recepção, salas de admissão, quartos para partos humanizados, sala de parto normal, áreas de pré e pós-parto, sala de recém-nascido, estar para acompanhantes, estar médico, postos de enfermagem e farmácia satélite.
Atualmente, os atendimentos obstétricos estão concentrados na ala materno-infantil do HMS, inaugurada em setembro de 2024, que dispõe de 49 leitos, sendo 10 no berçário e 39 destinados à obstetrícia, além de salas de pré-parto, parto e pós-parto. O espaço já garante um ambiente adequado e seguro para gestantes, mães e recém-nascidos dentro do próprio hospital.
De acordo com a Ordem de Serviço, o prazo de execução é de oito meses. A empresa contratada deverá iniciar os trabalhos em até dez dias após o recebimento oficial do documento.
O deputado federal Henderson Pinto, que realizou articulações de recursos para o hospital, falou da relevância do momento.
“Parabéns também à nossa gestão por mais essa obra importante. A população cresceu e precisamos acompanhar esse crescimento. Essa ação vem para fortalecer a rede de saúde. Com os investimentos que já destinamos, somente para Santarém foram mais de 12 milhões de reais em nosso mandato, seguimos nesse ciclo de obras e melhorias. São recursos que garantem mais estrutura, medicamentos e oportunidades na saúde. Por isso, estou muito feliz de estar aqui hoje, podendo contribuir com essa etapa importante da história da saúde do nosso município.”
O Secretário Municipal de Saúde (Semsa), Everaldo Martins, falou da importância dessa obra. "Somos um hospital municipal regional, especialmente na obstetricia. Tem municípios na nossa região que ainda não fazem partos, então é muito importante e com o apoio breve do hospital materno infantil, nós vamos estar com obstetrícia de alta complexidade".
Durante a solenidade, o prefeito destacou o simbolismo do ato realizado dentro do hospital. “Esse momento é muito significativo. Não se trata apenas de uma assinatura que poderia ser feita no gabinete. Estamos aqui porque este ato representa o fechamento de um ciclo difícil vivido pelo hospital, felizmente sem vítimas, apenas com danos materiais. É a forma de devolver dignidade aos profissionais que atuam aqui e às mulheres que terão seus filhos neste espaço. Inclusive, uma das minhas filhas nasceu neste hospital”, afirmou.
O prefeito também anunciou novos investimentos em diagnóstico por imagem. Em breve, o HMS contará com uma máquina de ressonância magnética, atendendo a uma demanda histórica da população. Segundo o gestor municipal, a decisão está ligada à sua própria experiência ao enfrentar uma suspeita de câncer. “Quando precisei de exames, só obtive um diagnóstico após a realização de uma ressonância. Naquele momento, prometi a mim mesmo que, se tivesse a oportunidade, lutaria para que Santarém tivesse um equipamento desse porte em seu hospital principal. Hoje, como prefeito, tenho a alegria de anunciar que em breve assinaremos a ordem de compra dessa máquina, que será fundamental para ampliar a assistência à população”.
Ele ressaltou ainda que o novo equipamento se somará à futura Policlínica do Estado, fortalecendo a oferta de exames de alta complexidade em Santarém.
A cerimônia reuniu diversas autoridades que subscreveram a Ordem de Serviço ao lado do prefeito. Estiveram presentes o vice-prefeito Carlos Martins; a deputada estadual Maria do Carmo; o deputado federal Henderson Lira Pinto; o secretário de Governo, Ângelo Coelho; o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Inovação e Tecnologia, Michel Martins; a representante do Conselho Municipal de Saúde, Josileia Bezerra; e os vereadores Ivanira de Sousa, Alba Leal, Joziel Colares, Mano Dadai e Erasmo Maia. Também participou o secretário adjunto de Governo, Inácio Corrêa, reforçando a integração da gestão municipal nas ações voltadas ao fortalecimento da rede pública de saúde.