A Prefeitura de Santarém anuncia que, a partir desta quinta-feira, 14, o prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), localizado na Avenida Mendonça Furtado, 2440, Aldeia, funcionará das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, como ponto oficial de arrecadação de doações para o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo, que foi afetado por um incêndio na ala obstétrica e está interditado.
A Semsa esclarece que não está solicitando doações, mas está aberta para recebê-las. A Secretaria ressalta que não está recebendo doações financeiras, apenas insumos e materiais.
Para auxiliar nessa tarefa, o setor da recepção fará o protocolo de recebimento e depois distribuição das doações para as unidades de saúde que estão atendendo à população, como a UPA 24h, a Arena Estadual do Oeste do Pará Professor Djalma Lima e os Hospitais João XXIII e São Camilo.
Uma das principais razões para o controle das doações é garantir a transparência na prestação de contas à sociedade e aos órgãos de controle e fiscalização. Será elaborado um relatório diário que demonstrará como esses recursos estão sendo utilizados e beneficiando a população.
"A Semsa agradece o gesto de solidariedade da comunidade para ajudar na recuperação do hospital e garantir a continuidade do atendimento à saúde pública. Juntos, poderemos superar esse desafio e fortalecer ainda mais o sistema de saúde da região”, pontua o coordenador da Rede de Atenção à Saúde (RAS) da Semsa, Lauro Corrêa.
Colaborou Ândria Almeida, assessora de comunicação do HMS.