3. Saúde
  4. Pediatria do HMS recebe ação lúdica para crianças e serviço de beleza para as mães
Pediatria do HMS recebe ação lúdica para crianças e serviço de beleza para as mães Autor: Ascom HMS

Natashia Santana
O Instituto Share, em parceria com o Ministério Internacional da Restauração, realiza o projeto “Mãos que servem” na pediatria.

Na tarde desta sexta-feira (24), as crianças internadas na pediatria do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo e suas acompanhantes receberam ações lúdicas e serviços de limpeza de pele e de sobrancelhas, realizadas pelo projeto “Mãos que Servem”. A ação foi realizada pelo Instituto Share em parceria com o Ministério Internacional da Restauração - MIR. O projeto iniciou no mês de março e deve continuar até julho deste ano.

Renata Bentes é uma das responsáveis pela ação. Ela afirma que o principal objetivo é levar para as crianças uma oportunudade de descontração, com brincadeiras, pintura, contação de história bíblica e louvor.

"A gente tira uma hora do nosso tempo para levar essa alegria para eles, pois sabemos que se encontram em uma situação estressante que é um tratamento de saúde. A gente faz algo diferente para trazer conforto", enfatiza a voluntária.

As atividades do "Mãos que ajudam" tem também o apoio de alunas do curso EAD de Estética da Unama, que vão à beira leito com as acompanhantes para receber o serviço de beleza.

A coordenadora do curso, Adenilce Rêgo, conta que é uma oportunidade para o acadêmico se envolver com a comunidade.

"A gente quer que eles saiam dos muros da universidade e realizem, também, trabalhos sociais com as habilidades que estão desenvolvendo. E pensando nesse mês das mulheres a gente trouxe limpeza de sobrancelhas e de pele", informou.

Toda organização para receber o projeto foi conduzida pela equipe da área Psicossocial do HMS, juntamente, com a equipe Assistencial da Clínica.

De acordo com a assistente social da unidade, Haila Ibanês, todo ato solidário é bem-vindo para os internados, desde que sejam feitos com o foco em fazer o bem.

"A gente dá o suporte e acompanhamento, o setor tem buscado fortalecer essas parcerias", disse.

As ações passam a acontecer duas vezes no mês com previsão de encerrar em julho. A pediatria tem 23 leitos com crianças de 1 mês a 11 anos. Para Josiena de Sousa, que é mãe da pequena Clara Sofia de 6 anos, foi um momento muito relaxante e que fez bem para sua auto estima.

"Eu estava querendo limpar minha sobrancelha mesmo e fiquei feliz de receber aqui dentro do Hospital. Foi muito legal, agradeço aos organizadores e toda assistência que estamos recebendo nesses dias de internação", agradeceu.