1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Palestras e orientações marcam Agosto Dourado na rede pública de saúde de Santarém
Palestras e orientações marcam Agosto Dourado na rede pública de saúde de Santarém Autor: Divulgação Semsa

Palestras e orientações marcam Agosto Dourado na rede pública de saúde de Santarém

Cibele Pixinine
Publicado em - Atualizado
O tema da campanha foi 'Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham'.

A campanha Agosto Dourado, que visa incentivar o aleitamento materno, foi realizada ao longo do mês através de ações especiais na Atenção Primária à Saúde (APS), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana, planalto e rios e na média e alta complexidade, no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS).  Coordenada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a edição deste ano teve como tema Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham.

Orientações para gestantes na UBS Santa Clara.

 

Bruna do Carmo Santos, Referência Técnica em Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, destacou as principais ações da campanha.

"Iniciamos a campanha dia 1º de agosto com uma programação especial na UBS Floresta. Durante o mês, todas as equipes de saúde foram mobilizadas para trabalhar a temática da campanha nas visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde e pela equipe multiprofissional. Foram realizadas também atividades exclusivas para celebrar a campanha como palestras, orientações e rodas de conversas com as gestantes e mães no puerpério", relatou.

O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) ampliou sua atuação através de atividades extramuros durante o Agosto Dourado. Em colaboração com as Unidades Básicas de Saúde (UBS's), a equipe de obstetrícia do hospital realizou visitas às UBS's Conquista e Santa Clara para ministrar palestras sobre aleitamento materno.

Palestra sobre aleitamento materno na UBS Conquista.

 

Durante as ações, os profissionais compartilharam informações fundamentais sobre o aleitamento materno exclusivo, destacando seus benefícios para o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos e o suporte oferecido no berçário do hospital.

A enfermeira Marcelia Nascimento, da equipe da Obstetrícia do HMS, comentou sobre a iniciativa.

"As palestras são essenciais para esclarecer mitos e proporcionar segurança às mães. Muitas vezes, a amamentação pode ser desafiadora, mas com informação e apoio, as mães podem superar as adversidades e garantir o melhor para seus bebês", enfatizou.

A enfermeira gerente da UBS Santa Clara, Carmélia Almeida, destacou a importância da parceria com a equipe da obstetrícia do HMS, na qual as enfermeiras profissionais ofereceram suporte prático às gestantes, ajudando-as na amamentação correta e promovendo um ambiente favorável ao aleitamento materno.

Campanha orientou sobre os cuidados com a saúde das mamães e dos bebês.

 

"É muito importante poder contar com o apoio da equipe da obstétricia do HMS, porque são elas que vão receber essas gestantes dentro da maternidade. Aqui, na atenção básica, a gente orienta e incentiva, mas lá na obstetrícia do municipal, é onde as enfermeiras profissionais colocam a criança para mamar, orientam a mãe sobre a posição adequada e como ela deve amamentar", destacou.

Para as mães, foi uma chance de esclarecer dúvidas. Karina Alves, mãe de primeira viagem, expressou sua gratidão pela oportunidade de participar da ação na UBS Conquista, onde realiza o pré-natal.

"Antes da palestra, eu tinha muitas incertezas sobre a amamentação. Aprendi não só sobre a importância do aleitamento materno, mas, também, senti uma grande confiança ao saber que tinha esse apoio dos profissionais da saúde para ensinar a maneira correta de amamentar. Isso fez toda a diferença para mim", compartilhou.

Ao longo do mês de agosto, várias atividades também foram conduzidas pela equipe do hospital para mães e seus acompanhantes no setor de obstetrícia do HMS.

Sobre a campanha Agosto Dourado

Instituída pela Lei n° 13.435 de 12 de julho de 2017 e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a campanha ocorre anualmente e tem como principais objetivos apoiar e promover as práticas de incentivo ao aleitamento materno e a introdução à alimentação complementar. A cor escolhida para representar a campanha, dourado ou amarelo, faz referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno. 

Colaborou Ândria Almeida, assessora de comunicação do HMS

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.