Os pacientes em tratamento no Pronto Socorro Municipal receberam uma ação voluntária de cortes de cabelo realizada por 12 alunos e um professor do curso de barbeiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com o hospital. A iniciativa começou ontem, dia 28, e termina nesta quinta-feira, dia 30. Foram realizados 24 cortes de cabelo masculino, além de barbeamento, transformando o visual dos pacientes e trazendo uma nova energia ao ambiente hospitalar.
Um dos beneficiados foi o pequeno Wesley Gabriel, que ficou especialmente animado com a ação. Sua tia, Marlete dos Santos Campos, compartilhou a felicidade do menino, dizendo que ele escolheu seu próprio corte de cabelo e está empolgado para mostrar o novo visual.
"Quero primeiramente agradecer a Deus e às pessoas que estão realizando essa ação, que é muito boa e importante para quem está recebendo. O Wesley ficou muito feliz por escolher o corte que ele queria, já está empolgado para mostrar o novo corte", contou.
O professor do curso, George Sousa, comentou sobre a ação realizada.
"Essa é uma iniciativa que fazemos com os nossos alunos, dessa vez trouxemos a turma do curso de barbeiros, que atendeu os pacientes masculinos. A intenção além de prestar um serviço para a comunidade é ajudar os nossos alunos a aprimorarem as habilidades", destacou.
A coordenadora do psicossocial e psicóloga, Narjara Dantas, explicou o objetivo e os ganhos da ação para os pacientes.
"O objetivo é trazer bem-estar aos pacientes, especialmente para aqueles que já estão alguns dias em tratamento conosco. Então, essa alta imagem também é um processo positivo na recuperação desses pacientes. Quando ele se olha no espelho e está de cabelo cortado e barba feita, isso traz autoestima e contribui para a recuperação", destacou.
No dia 29 de setembro, o PSM deu início aos trabalhos de retomada gradual de seus serviços. No entanto, a unidade não está funcionando porta aberta ao público. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas continua sendo o principal ponto de referência para casos de urgência e emergência.