O Novembro Azul é uma campanha dedicada à saúde masculina, com foco especial na prevenção do câncer de próstata. Em Santarém, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensificará os atendimentos voltados ao cuidado do homem durante este mês em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A abertura oficial da campanha será no dia 13 de novembro, na UBS Fátima, das 8h às 12h, e contará com a presença de parceiros como CEPA e a Liga de Urologia da Uepa.
Durante a abertura, haverá uma programação especial com diversos serviços: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações de saúde, consultas médicas, testes rápidos para ISTs (sífilis, HIV e hepatites virais), atendimento odontológico, avaliação para tratamento do tabagismo e vacinação.
De acordo com Tayanne Matos, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Homem da Semsa, a campanha Novembro Azul busca incentivar os homens a superarem o medo e a resistência em procurar ajuda médica, reforçando que exames preventivos podem salvar vidas.
“A campanha destaca a importância de os homens consultarem regularmente um médico, realizarem exames e acompanharem sua saúde. Notamos que muitos ainda têm resistência em buscar ajuda, e nosso objetivo é alertá-los sobre a relevância desse cuidado, especialmente na prevenção do câncer de próstata, que é o mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Nesse sentido, a Semsa, em parceria com diversas instituições, promoverá ações especiais ao longo do mês de novembro, com uma série de eventos para informar e facilitar o acesso aos serviços de saúde,” explicou Tayanne.
Novembro Azul
A campanha internacional Novembro Azul teve origem na Austrália em 2003 e chegou ao Brasil em 2008, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde, especialmente na prevenção do câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado em 17 de novembro, reforçando o foco na prevenção e no diagnóstico precoce dessa doença, que é a segunda mais comum entre os homens.