Nesta quarta-feira, 6, ocorreu a certificação da última turma do ano do curso gratuito de boas práticas de manipulação de alimentos, no auditório do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS). Promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio do NTVS e da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a capacitação em 2023 ofereceu 35 turmas, beneficiando 2.160 pessoas. Esse número representa um crescimento em comparação a 2022, que teve apenas 10 capacitações e 597 participantes qualificados.
O objetivo é apoiar e qualificar os manipuladores de alimentos, aprimorando o controle em relação aos requisitos das atividades alimentícias e, por conseguinte, reduzindo os riscos de doenças associadas ao consumo de alimentos. Os cursos foram conduzidos tanto no auditório do NTVS como nas comunidades, contribuindo para o aumento significativo de participantes.
Lucas Costa concluiu com satisfação o curso, expressando agradecimento pelo conhecimento adquirido.
"Gostei muito de ter participado do curso de manipulação de alimentos. Agradeço por todo o conhecimento adquirido, que contribuirá para aprimorar a segurança e qualidade dos alimentos que manipulo. O aprendizado foi valioso e essencial para minha atuação profissional”
O coordenador do NTVS, Marcelino Xavier, destaca que o aumento da oferta do curso foi planejado para fortalecer as práticas higiênico-sanitárias dos profissionais que lidam com alimentos.
"Estamos comprometidos em proporcionar uma formação abrangente, abordando temas importantes para a segurança alimentar. Ver o crescimento no número de participantes em 2023 é uma evidência do impacto positivo que buscamos alcançar. Quanto mais pessoas capacitadas, maior a segurança para a saúde da nossa comunidade", afirma.
Durante as capacitações, a equipe técnica da Vigilância Sanitária abordou diversos temas, incluindo a contaminação dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos, práticas de higiene pessoal, condições ideais para recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição de alimentos, além de cuidados com utensílios, equipamentos, ambiente, transporte de alimentos e controle de saúde dos manipuladores.