A Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou o ‘Dia D’ da Campanha de Resgate da Multivacinação, no último sábado (19). Ao todo, foram aplicadas 4.883 doses de vacinas de rotina e da campanha. Foram ofertados pontos de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona urbana, em Alter do Chão e na sede da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA).
O objetivo da campanha é aumentar a taxa de imunização em crianças e jovens, além de prevenir o ressurgimento de doenças anteriormente erradicadas por meio da vacinação. Katia Moura, coordenadora da Rede de Frio da Semsa, comenta sobre a importância da campanha. “Estamos tendo um resultado muito positivo com essa campanha, somente no ‘Dia D’, por exemplo, foram quase 5 mil doses aplicadas. Mesmo assim, continuamos incentivando que a população vá na UBS mais próxima de sua casa e leve suas crianças e adolescentes. Em toda a UBS temos uma equipe profissional que poderá orientar sobre quais vacinas a criança poderá receber, se tem alguma dose atrasada ou não”, conta.
Ao todo, 2.981 crianças e adolescentes atualizaram a sua caderneta de vacinação. Poliana Braga, mãe de uma jovem de 16 anos, aproveitou o ‘Dia D’ para verificar se o cronograma de vacinas da filha estava atualizado.
“É muito importante que todos aproveitem esse dia. Como funcionária pública, eu não tenho tempo para vir na UBS durante a semana, então, essa ação em um sábado é muito boa. Além disso, é nosso dever como pais e responsáveis garantir que os direitos de nossos filhos sejam respeitados. A vacinação é um direito deles”, comenta.
A Campanha de Resgate da Multivacinação segue até o fim do mês de agosto, em todas as UBS’s da zona urbana, planalto e rios, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Estão sendo disponibilizadas todas as vacinas do calendário de rotina, dentre elas: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (vacina inativada poliomielite), VRH (vacina rotavírus humano), HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, triplice viral e outras.
De acordo com dados da Semsa, desde o início da campanha até o momento foram administradas 10.472 doses de vacinas.