1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. HMS lança o Projeto 'Hora H' na UTI Adulto para reforçar a higienização das mãos 
HMS lança o Projeto 'Hora H' na UTI Adulto para reforçar a higienização das mãos  Autor: Ândria Almeida - Ascom HMS

HMS lança o Projeto 'Hora H' na UTI Adulto para reforçar a higienização das mãos 

Ândria Almeida
Publicado em - Atualizado
A iniciativa consiste em um alerta sonoro diário para que os colaboradores reforcem as práticas de segurança do paciente.

Com o objetivo de reduzir infecções por transmissão cruzada e fortalecer a cultura de segurança do paciente, o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) implantou nesta semana o Projeto Hora H na Unidade de Terapia Intensiva Adulto. A iniciativa consiste em um alerta sonoro — uma campainha instalada na entrada da unidade — que toca diariamente nos horários de 10h30, 15h30 e 21h30, lembrando toda a equipe a realizar a higienização das mãos.

Inspirada na estratégia multimodal recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a ação integra cinco componentes essenciais: mudança no sistema, educação e feedback contínuos, avaliação de desempenho, lembretes no ponto de cuidado e ferramentas práticas para facilitar a adesão. Estudos comprovam que a higienização correta das mãos é a medida mais eficaz na prevenção de infecções hospitalares, responsáveis por prolongar internações e aumentar custos assistenciais.

"A simples campainha tem sido um estímulo para que todos — médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e auxiliares — revisitem esse hábito fundamental várias vezes ao dia”, destaca a enfermeira responsável pela Comissão de Controle Interno de Infecção Hospitalar (CCIH), Sheila Mara Oliveira. Segundo ela, a iniciativa, também, abre espaço para o diálogo constante sobre boas práticas e reforça o sentimento de pertencimento da equipe ao compromisso com a segurança do paciente.

Para o coordenador da UTI, o iniciativa tem um impacto positivo.

“O Projeto Hora H vai além de um simples alerta: ele fortalece nossa cultura de segurança e reforça o compromisso de cada profissional com o cuidado humanizado. Cada toque da campainha nos lembra do nosso propósito maior — proteger vidas", informou o Dr. kalleo Pio.

Segundo o diretor do HMS, Risonilson Abreu, o projeto simboliza um marco na cultura de qualidade do HMS.

“Agradecemos a dedicação de cada profissional que abraçou essa prática segura. Juntos, reforçamos nosso compromisso de oferecer cuidado cada vez mais seguro e humanizado".

UTI do HMS é destaque nacional em eficiência 

A UTI do HMS destaca-se nacionalmente em eficiência, sendo reconhecida como uma das três melhores do Projeto Telescope, uma iniciativa do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O projeto visa melhorar a assistência em UTI's por meio da telemedicina, com suporte remoto de especialistas do hospital Albert Einstein e protocolos clínicos baseados em evidências.

O reconhecimento foi baseado em indicadores como tempo de permanência, taxa de ocupação, desfechos clínicos e gestão de recursos. Com o apoio do Projeto Telescope, a UTI do HMS tem melhorado significativamente a qualidade do cuidado aos pacientes graves e otimizado seus processos internos.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.