A Semana de Enfermagem, realizada pelo Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, foi marcada por uma celebração de superação e aprendizado, destacando a dedicação dos profissionais de saúde à segurança dos pacientes. Com o tema Enfermagem: Superação, Conquistas e Desafios, a programação, que ocorreu de 15 a 17 de maio, foi repleta de atividades educativas e interativas que envolveram todos os setores do hospital e da UPA.
A cerimônia de abertura, realizada na área externa do HMS, deu início a três dias de intensas atividades. Durante a solenidade, foi empossado o Time Cuidador de Pele, um grupo dedicado a promover os cuidados específicos e a prevenção de lesões na pele dos pacientes, reforçando o compromisso contínuo com a qualidade do atendimento.
Um dos pontos altos da programação foi a gincana estruturada, planejada para ser mais do que uma simples competição. As equipes, formadas por profissionais de diferentes setores e identificadas por cores associadas às Metas de Segurança do Paciente, engajaram-se em provas que combinavam aprendizado e prática. Desde a criação de vídeos educativos até apresentações sobre práticas seguras, cada atividade foi desenhada para promover a conscientização e a adesão às medidas de segurança hospitalar.
A programação também contou com a palestra com o tema Ética Profissional na Enfermagem, ministrada pelo advogado e enfermeiro Thiago Borges. Para ele, o tema é pertinente para a comemoração.
"A ética é fundamental em qualquer profissão, principalmente na área da saúde, porque você está seguindo um certo código de postura, mesmo que esses códigos sejam escritos, postos como, por exemplo, o código de ética da enfermagem, que visa não só a proteção do paciente, mas também da equipe”, enfatizou.
A Campanha de Higienização das Mãos destacou a importância da prevenção de infecções e da segurança dos pacientes.
O evento foi conduzido pelo Grupo de Trabalho de Humanização do HMS, que garantiu uma participação abrangente e inclusiva, envolvendo tanto setores assistenciais quanto administrativos.
A equipe vencedora da gincana, que agitou a programação, foi a Comunicação Efetiva, que é uma das metas de segurança do paciente. Ela foi defendida pelos setores administrativos, áreas de apoio, Núcleo Interno de Regulação, Epidemiologia, SESMT, Faturamento, Tomografia, Psicossocial e Ambulatório de Especialidades.
Para a gerente da UPA, Elcicleia Alvarenga, que participou ativamente da coordenação do evento, "a Semana de Enfermagem foi uma oportunidade única de integração e aprendizado. Sentimos que cada ação teve um impacto direto na nossa prática diária e, principalmente, na segurança dos nossos pacientes", destacou.