A vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou uma série de oficinas sobre Microplanejamento para atividades de vacinação de alta qualidade destinadas aos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS). Os treinamentos foram realizados em etapas, sendo em 7 de dezembro para os enfermeiros de Rios e nos dias 13 e 14 para aqueles das áreas urbana e de planalto. Em média, 73 profissionais foram capacitados.
O objetivo principal é promover as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) para elevar as coberturas vacinais nos programas de rotina, além de implementar outras estratégias de vacinação. Os participantes adquiriram ferramentas para sistematização, planejamento e execução eficaz das ações de vacinação.
Maria Lira, coordenadora da vigilância epidemiológica, destaca a importância dos treinamentos para aprimorar as estratégias de vacinação.
"Qualificar nossos profissionais é fundamental para desenvolvermos, em conjunto, estratégias que elevem nossos índices de vacinação. A cobertura vacinal desempenha um papel fundamental no fortalecimento da imunidade coletiva e na melhoria dos indicadores do Programa Previne Brasil. Ao atingirmos as metas estabelecidas, garantimos mais recursos para a saúde municipal.”