1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Enfermeiras e técnicas de enfermagem são capacitadas para realizar a coleta do teste do pezinho na Atenção Primária
Enfermeiras e técnicas de enfermagem são capacitadas para realizar a coleta do teste do pezinho na Atenção Primária Autor: Agência Santarém

Enfermeiras e técnicas de enfermagem são capacitadas para realizar a coleta do teste do pezinho na Atenção Primária

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
O exame é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças.

Visando ampliar a oferta do teste do pezinho, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), capacitou as enfermeiras e técnicas de enfermagem que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS). A última etapa do evento ocorreu na manhã de quinta-feira, 11, no Centro de Referência em Saúde da Criança. Ao todo, 12 enfermeiras e técnicas de enfermagem participaram. 

Prestigiaram o encerramento do treinamento, a Responsável Técnica dos Centros de Referência, Leidiane Lopes, a Referência Técnica em Saúde da Criança e do Adolescente, Bruna do Carmo, a coordenadora da Média e Alta Complexidade (Mac), Karolina Neves e a coordenadora da Casa de Saúde da Criança, Oldaisa Alves. 

Durante o treinamento, ministrado pela pediatra Maria de Fátima Coelho de Azevedo, foram abordados os seguintes temas: como deve ser preenchido o papel filme que é colocado as gotas de sangue do bebê; a massagem feita no pezinho para ativar a circulação; a técnica do furinho e como deve ser coletado o sangue, armazenamento da amostra e o acompanhamento do resultado no sistema.

Caption

 

O teste do pezinho é realizado na Casa da Criança e em mais 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Com a capacitação, mais três UBS’s poderão realizar a triagem neonatal, são elas: Esperança, Santíssimo e São José, na regão do Planalto. A Semsa destaca que o processo de ampliação se estenderá a todas unidades e os treinamentos ocorrerão de maneira gradativa.

“O projeto de ampliação para coleta do teste do pezinho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) é de suma importância, pois vai agilizar e desburocratizar o atendimento, a mamãe poderá levar o bebê no tempo oportuno e sem ter que se locomover tanto, tendo em vista que poderá irá na UBS mais próxima da sua casa”, pontua a coordenadora da Casa da Criança, Oldaisa Alves. 

A Responsável Técnica dos centros de Referência, Leidiane Lopes, reforça a importância das capacitações.

"Apesar de os profissionais já saberem realizar a coleta, é necessário essa educação permanente e contínua nas práticas executadas na Atenção Primária. Hoje, as enfermeiras puderam atualizar seus conhecimentos teóricos e práticos a respeito das doenças neonatais, como funciona o processo de triagem e atualização. Isso é essencial para melhorar o atendimento no SUS".

Para a enfermeira e Referência técnica em Saúde da criança e do Adolescente, Bruna do Carmo, o exame é muito importante para identificar algumas doenças no bebê.

Bruna Carmo: Enfermeira e Referência Técnica do Programa da Saúde da Criança e Adolescente.

 

"Em casos de alteração, a unidade já consegue fazer o acompanhamento e o encaminhamento necessário para a assistência da criança".

Teste do pezinho - O teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é considerado o mais importante exame a ser realizado em todos os recém-nascidos, entre o terceiro e quinto dia de vida. Sua importância se deve ao fato de que ele ajuda a diagnosticar uma série de doenças raras que, se identificadas nesse começo de vida, podem fazer a diferença no desenvolvimento saudável de uma criança. 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.