Com o objetivo de facilitar o acesso à imunização e ampliar a cobertura vacinal da população adulta, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), lançou a campanha “Santarém no movimento pela vacinação”. Voltada especialmente para os trabalhadores do setor produtivo, a campanha tem a proposta de levar equipes de vacinação até os estabelecimentos interessados, imunizando colaboradores no próprio local de trabalho.
A ação busca alcançar pequenos, médios e grandes empresários — de comércios, hotéis, pousadas, restaurantes, padarias, supermercados, lanchonetes, sorveterias e qualquer outro tipo de negócio que receba clientes e tenha funcionários a serem vacinados. Não há exigência de número mínimo de trabalhadores.
Sob o lema “Trabalhador saudável é empresa forte!”, a campanha oferece a atualização completa da caderneta de vacinação do adulto, incluindo vacinas como dT (difteria e tétano), hepatite B (VHB), tríplice viral (TV), febre amarela (FA), Covid, Influenza e dTpa (grávidas).
Além disso, empresas que atingirem 90% de colaboradores vacinados, receberão o Selo Protege Empresa, um reconhecimento pelo compromisso com a saúde no ambiente de trabalho.
Empresários interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do estabelecimento para agendar a visita da equipe de vacinação. No dia da aplicação, é fundamental que os trabalhadores levem CPF, Cartão SUS e, se possível, a carteira de vacinação (se houver.
A iniciativa reforça o papel das empresas como aliadas na promoção da saúde coletiva, garantindo proteção não apenas aos colaboradores, mas também às suas famílias e à comunidade.
“Essa iniciativa da Prefeitura é maravilhosa. Até porque nós adultos perdemos a preocupação em nos vacinar. Ter a vacinação na empresa me faz ter certeza que estamos prontos e saudáveis para receber a todos. Estou feliz pela ação”, destacou a empresária Cristina Barbosa.
A ação acontece em acordo com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Saúde Pública do Pará (Sespa), que incentiva a vacinação do setor produtivo visando a realização da Cop 30, em novembro deste ano.
"Essa é uma ação que une saúde, prevenção e cuidado com a população. Acreditamos que, ao aproximar a vacina das pessoas, damos mais um passo importante para proteger a saúde dos santarenos e fortalecer a nossa rede de imunização. Convidamos todos os empresários, gestores e líderes do setor produtivo a aderirem à campanha. Juntos, podemos construir um Santarém mais saudável e protegido", destacou a Secretaria Adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, .