3. Saúde
  4. Em parceria com a Prefeitura, barco hospital Papa Francisco realiza ações de saúde em comunidades ribeirinhas de Santarém
Em parceria com a Prefeitura, barco hospital Papa Francisco realiza ações de saúde em comunidades ribeirinhas de Santarém Autor: Divulgação Semsa

Katrine Bentes
Os moradores da Vila de Curuai, Paissandu, Piraquara, Vila Socorro, Inanu e Ajumari tiveram acesso facilitado a consultas médicas, odontológicas, exames e cirurgias.

O barco hospital Papa Francisco, em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou uma expedição de saúde que teve início no dia 10 de maio e encerrou na terça-feira, 16. A Vila de Curuai e as comunidades Paissandu, Piraquara, Vila Socorro, Inanu e Ajumari, na região do Lago Grande, tiveram acesso facilitado a consultas médicas, odontológicas, procedimentos cirúrgicos, exames de imagem e laboratoriais, serviços de farmácia, internações hospitalares e cirúrgicas, testes de Covid-19, entre outros.

A missão funcionou da seguinte forma: os atendimentos foram realizados no barco hospital Papa Francisco e o pós-operatório dos pacientes e acomodação da equipe ocorreu na Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Ailton Barros, disponibilizada pela Semsa. Além disso, a Secretaria disponibilizou uma equipe de profissionais da enfermagem, farmacêutico e técnicos em saúde bucal.

Durante a expedição onze especialidades médicas e de saúde foram ofertadas: Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia / Obstetrícia, Cardiologia, Oftalmologia, Radiologia, Cirurgia Geral/ Cirurgia Urológica/ Cirurgia geral/ Oncologia, Anestesiologia e Odontologia. Foram ofertados, também, exames laboratoriais: Raio X, Mamografia, Eletrocardiograma e Ultrassonografia, além de procedimentos cirúrgicos de média complexidade: 20 cirurgias de hérnias; 10 colecistectomias; 5 postectomias; (esse volume de cirurgia poderá ser alterado por fatores diversos que interfiram no mesmo); procedimentos cirúrgicos pequenos: lipomas, nódulos, cistos e tumores de pele (se houver segmento/histopatológico).

A assessora de Rios da Semsa, Tângara Sansil, relata a importância da ação.

"Estamos muito felizes com essa expedição, a Semsa conseguiu dar celeridade aos procedimentos de pacientes que estão na lista de espera da central de regulação. Uma das maiores preocupações da Secretaria de saúde era vencer essa demanda acumulada, principalmente das cirurgias eletivas, por isso essa parceria é de grande importância, pois conseguimos diminuir".