A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está promovendo o Curso de Qualificação em Acolhimento na Rede Municipal de Atenção à Saúde, que iniciou ontem, segunda-feira, 26, e vai até sexta-feira, 30, no Centro de Informação e Educação Ambiental (CIAM).
A formação é destinada aos profissionais administrativos que atuam nas recepções das unidades de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Hospital Municipal, Pronto Socorro e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O curso é ministrado pela equipe da Escola Técnica do SUS (ETSUS), com o objetivo de aprimorar as práticas de acolhimento, tornando o atendimento nas unidades mais humanizado, eficiente e alinhado às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Danila Juliana, responsável técnica dos programas do Ministério da Saúde no município, a capacitação fortalece a porta de entrada dos serviços de saúde.
"O acolhimento é uma etapa fundamental no cuidado. É onde começa a escuta, a empatia e o direcionamento correto dos usuários. Este curso vem justamente para qualificar os nossos servidores que estão na linha de frente, promovendo um atendimento mais humano e resolutivo.”, destacou.
A secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria dos serviços prestados à população.
"Nosso objetivo é investir continuamente na qualificação dos nossos servidores. Sabemos que quem está na recepção é muitas vezes o primeiro contato do cidadão com o serviço de saúde. Por isso, fortalecer essa etapa é garantir mais acolhimento, respeito e qualidade no atendimento", afirmou.
A iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura de Santarém em aprimorar os processos de trabalho, colocando o cidadão no centro do cuidado e fortalecendo a humanização no SUS.