1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Curso de qualificação em acolhimento fortalece atendimento humanizado nas unidades de saúde da rede municipal
Curso de qualificação em acolhimento fortalece atendimento humanizado nas unidades de saúde da rede municipal Autor: Divulgação Semsa

Curso de qualificação em acolhimento fortalece atendimento humanizado nas unidades de saúde da rede municipal

Neysle Magalhães
Publicado em - Atualizado
Formação é destinada aos profissionais administrativos que atuam nas recepções.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está promovendo o Curso de Qualificação em Acolhimento na Rede Municipal de Atenção à Saúde, que iniciou ontem, segunda-feira, 26, e vai até sexta-feira, 30, no Centro de Informação e Educação Ambiental (CIAM).

A formação é destinada aos profissionais administrativos que atuam nas recepções das unidades de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Hospital Municipal, Pronto Socorro e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O curso é ministrado pela equipe da Escola Técnica do SUS (ETSUS), com o objetivo de aprimorar as práticas de acolhimento, tornando o atendimento nas unidades mais humanizado, eficiente e alinhado às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Danila Juliana, responsável técnica dos programas do Ministério da Saúde no município, a capacitação fortalece a porta de entrada dos serviços de saúde.

"O acolhimento é uma etapa fundamental no cuidado. É onde começa a escuta, a empatia e o direcionamento correto dos usuários. Este curso vem justamente para qualificar os nossos servidores que estão na linha de frente, promovendo um atendimento mais humano e resolutivo.”, destacou.

A secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria dos serviços prestados à população.

"Nosso objetivo é investir continuamente na qualificação dos nossos servidores. Sabemos que quem está na recepção é muitas vezes o primeiro contato do cidadão com o serviço de saúde. Por isso, fortalecer essa etapa é garantir mais acolhimento, respeito e qualidade no atendimento", afirmou.

A iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura de Santarém em aprimorar os processos de trabalho, colocando o cidadão no centro do cuidado e fortalecendo a humanização no SUS.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.