Nesta quarta-feira, 26, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) visitou a sede do Sistema Tapajós de Comunicação para realizar uma ação especial sobre as hepatites virais. Na ocasião, a psicóloga Ana Cláudia Frazão, a enfermeira, Jane Rêgo e a coordenadora do CTA, Ana Ferreira, ministraram uma palestra educativa, explicaram o fluxo de atendimentos do centro e fizeram a testagem dos colaboradores da empresa. A ação faz parte da programação da campanha julho amarelo. Em média, 40 profissionais participaram do momento.
"É uma conversa importante, porque apesar de a gente estar todo dia falando sobre isso nos nossos meios de comunicação, a gente como profissional precisa entender com maior complexidade todas essas doenças e, principalmente, entender a importância da prevenção e levar essas informações para casa também”, enfatiza Débora Rodrigues, Gerente de Jornalismo da TV Tapajós.
Segundo a coordenadora do CTA, Ana Ferreira, é importante o diálogo dos órgãos públicos com os meios de comunicação para levar as informações da campanha Julho Amarelo à população de maneira mais eficiente.
"É um prazer estar aqui no auditório da Tv Tapajós, realizando essa ação. A emissora que é também uma parceira nossa, que nos ajuda a levar conhecimento e informações sobre a prevenção, tratamento e diagnóstico precoce das hepatites virais, doenças silenciosas, em que o diagnóstico precoce faz toda diferença para o tratamento em tempo oportuno. Ressalto que no mês de julho as equipes do CTA intensificam as ações, mas durante todo o ano fazemos a testagem, o acolhimento e a distribuição de insumos de prevenção das hepatites virais. E estamos disponíveis a parcerias, todos os órgãos que precisarem, podem nos acionar que iremos com maior prazer".
Sobre o CTA: oferta diagnóstico com testes rápidos, insumos de prevenção e o tratamento para HIV, sífilis e as hepatites virais B e C. Além de atender as solicitações do Sipat, universidades, escolas e solicitações de outros órgãos públicos com palestras educativas, acolhimentos e as orientações.
O equipamento atende toda a região Oeste do Pará por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O CTA está localizado na Av. Barão do Rio Branco, 860 - Bairro Santa Clara.
Julho Amarelo: a campanha nacional foi instituída pela OMS, através da Lei nº 13.802, de 2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, visando promover a luta e a educação a respeito das hepatites virais.