1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. CTA realiza palestra educativa sobre hepatites virais aos colaboradores do Sistema Tapajós de Comunicação
CTA realiza palestra educativa sobre hepatites virais aos colaboradores do Sistema Tapajós de Comunicação Autor: Divulgação Semsa

CTA realiza palestra educativa sobre hepatites virais aos colaboradores do Sistema Tapajós de Comunicação

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Na oportunidade, a equipe do CTA explicou o objetivo da campanha Julho Amarelo, o fluxo de atendimentos do centro e fez testes rápidos.

Nesta quarta-feira, 26, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) visitou a sede do Sistema Tapajós de Comunicação para realizar uma ação especial sobre as hepatites virais. Na ocasião, a psicóloga Ana Cláudia Frazão, a enfermeira, Jane Rêgo e a coordenadora do CTA, Ana Ferreira, ministraram uma palestra educativa, explicaram o fluxo de atendimentos do centro e fizeram a testagem dos colaboradores da empresa. A ação faz parte da programação da campanha julho amarelo. Em média, 40 profissionais participaram do momento. 

"É uma conversa importante, porque apesar de a gente estar todo dia falando sobre isso nos nossos meios de comunicação, a gente como profissional precisa entender com maior complexidade todas essas doenças e, principalmente, entender a importância da prevenção e levar essas informações para casa também”, enfatiza Débora Rodrigues, Gerente de Jornalismo da TV Tapajós.

Segundo a coordenadora do CTA, Ana Ferreira, é importante o diálogo dos órgãos públicos com os meios de comunicação para levar as informações da campanha Julho Amarelo à população de maneira mais eficiente. 

"É um prazer estar aqui no auditório da Tv Tapajós, realizando essa ação. A emissora que é também uma parceira nossa, que nos ajuda a levar conhecimento e informações sobre a prevenção, tratamento e diagnóstico precoce das hepatites virais, doenças silenciosas, em que o diagnóstico precoce faz toda diferença para o tratamento em tempo oportuno. Ressalto que no mês de julho as equipes do CTA intensificam as ações, mas durante todo o ano fazemos a testagem, o acolhimento e a distribuição de insumos de prevenção das hepatites virais. E estamos disponíveis a parcerias, todos os órgãos que precisarem, podem nos acionar que iremos com maior prazer".

Sobre o CTA: oferta diagnóstico com testes rápidos, insumos de prevenção e o tratamento para HIV, sífilis e as hepatites virais B e C. Além de atender as solicitações do Sipat, universidades, escolas e solicitações de outros órgãos públicos com palestras educativas, acolhimentos e as orientações. 

O equipamento atende toda a região Oeste do Pará por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O CTA está localizado na Av. Barão do Rio Branco, 860 - Bairro Santa Clara.

Julho Amarelo: a campanha nacional foi instituída pela OMS, através da Lei nº 13.802, de 2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, visando promover a luta e a educação a respeito das hepatites virais.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.