Em alusão ao Julho Amarelo e com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da rede de atenção as hepatites virais no estado do Pará, foi realizado nos dias 4 e 5 deste mês, no auditório da Sespa, nível central, a 3ª edição do Encontro Estadual dos Serviços de Atendimento Especializado de Hepatites Virais. O evento contou com a participação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Santarém.
Na oportunidade, as equipes dos CTA’s explicaram o fluxo de carga viral, desafios e perspectivas nas regiões do estado, bem como protocolo das hepatites virais.
A coordenadora do CTA local, Ana Ferreira, explica que “o centro de Santarém é referência para toda região Oeste do Pará no que diz respeito a oferta dos exames especializados de carga viral para HIV, hepatite B e C, bem como o acompanhamento e tratamento desses agravos. Por isso, o encontro é importante para alinhar e fortalecer as demandas dos serviços de saúde".
Sobre o CTA: oferta diagnóstico com testes rápidos, insumos de prevenção e o tratamento para HIV, sífilis e as Hepatites Virais B e C. Além de atender as solicitações do Sipat, universidades, escolas e solicitações de outros órgãos públicos com palestras educativas, acolhimentos e as orientações.
O equipamento atende toda a região Oeste do Pará por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O CTA está localizado na Av. Barão do Rio Branco, 860 - Bairro Santa Clara.
Julho Amarelo: a campanha nacional foi instituída pela OMS, através da Lei nº 13.802, de 2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, visando promover a luta e a educação a respeito das hepatites virais.