Com o tema Assistência à Saúde para Elas e por Elas!, a Prefeitura Municipal de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou nesta sexta-feira,10, na orla da cidade, no píer hidroviário da lanchas Tapajós, a primeira edição da Estação Rosa Lilás, um evento itinerante voltado para o cuidado e bem-estar feminino. Com 2.417 atendimentos realizados, a Estação Rosa Lilás ofertou ampla gama de serviços gratuitos, especialmente elaborados para atender às necessidades específicas das mulheres do centro comercial de Santarém. Esta iniciativa contou com apoio das Secretarias Municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT), Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) e Portos e Transportes Aquaviários (Sempta), além do Sesc/Senac, CDL Santarém, SECS, Lanchas Tapajós, Zum Telecom, Uepa e Ufopa.
O objetivo principal foi para facilitar o acesso das mulheres trabalhadoras do centro comercial, e ocorreu estrategicamente das 18h às 22h para atender aquelas que não podem buscar cuidados durante o horário convencional. Além de reduzir as filas do SUS, o evento busca esclarecer de forma transparente os serviços e procedimentos oferecidos pela rede pública de saúde.
Serviços oferecidos:
- Atendimentos médicos em ginecologia e obstetrícia
- Exames laboratoriais, incluindo PCCU
- Inserção de DIU
- Consulta de rastreamento do câncer de mama
- Atendimentos odontológicos
- Assistência farmacêutica
- Consultas médicas com clínicos gerais
- Testes de gravidez
- Atendimentos para controle de tabagismo
- Testes de ISTs
- Imunizações
- Expedição do cartão SUS
- Atendimentos psicológicos
- Atendimentos de Nutrição
- Atendimentos de Pré-natal
" É muito bom vê as mulheres se cuidarem, então essa ação aqui que está tendo hoje, serve para mobilizar as mulheres a cuidar melhor de sua saúde, porque nós mulheres somos donas de casa, cuidamos de filhos, marido, então a gente tem que se cuidar", disse Andreia Vieira, que foi atendida.
A enfermeira Larissa fez questão de enfatizar a importância do pré- Natal. " A importância também da ação para esse público das mulheres trabalhadoras do Centro da Cidade é que muitas, como eu já falei, não têm tempo de iniciar seu pré-natal na unidade de saúde. Então, as mulheres que comparecerem na ação hoje, que estiverem por fazer seu pré-natal, a gente já vai iniciar, já vai direcionar a realizar os exames, já vai direcionar para a unidade de saúde e já vai ter, já vai iniciar precocemente o seu pré-natal".
Importante ressaltar que o horário da noite facilita muito para as mulheres. " O objetivo da ação é oportunizar o atendimento integral à saúde da mulher, principalmente a mulher trabalhadora do centro comercial, em que o período de trabalho é o período que as UBS estão abertas. Então nós estamos oportunizando esse serviço de saúde em um período diferente, em um horário diferente, que é das 18 às 22 horas. Então esse projeto começou hoje e vai se estender até novembro, sempre um dia por mês ela será atendida em todas as especialidades que compõem a saúde integral da mulher" disse o secretário Albino Luciano.