1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Centro de Especialidades Odontológicas realiza palestra sobre o dia mundial de combate ao câncer bucal
Centro de Especialidades Odontológicas realiza palestra sobre o dia mundial de combate ao câncer bucal Autor: Ascom Semsa

Centro de Especialidades Odontológicas realiza palestra sobre o dia mundial de combate ao câncer bucal

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Saiba como funciona o fluxo para realização das biópsias.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Núcleo em Saúde Bucal, realizou uma ação educativa alusiva ao dia mundial de combate ao câncer bucal, celebrado nesta quarta-feira, 31 de maio, aos pacientes que aguardavam atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Tipo 3). As palestras foram ministradas pelos cirurgiões dentistas Jhey Coelho, Mariela Ramalheiro e Elpídio Moura. Na ocasião, foram distribuídos folderes e abordados temas sobre: prevenção, sintomas e os cuidados necessários com a saúde bucal. 

"As pessoas devem ficar atentas as feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, o que pode caracterizar o estágio inicial da doença. Nesses casos, a orientação é procurar a unidade de saúde de referência, de segunda a sexta-feira, onde as equipes de saúde bucal estão capacitadas para fazer a avaliação e o diagnóstico das lesões. Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura aumentam em 80% e quando é tardio pode levar a sequelas mutiladoras e comprometimento da qualidade de vida”, afirma o cirurgião dentista do CEO Tipo 03, Elpídio Moura. 

O coordenador do Núcleo em Saúde Bucal, Jhey Coelho, relata que as ações de educação em saúde são realizadas frequentemente na rede municipal e enfatiza a importância do acompanhamento regular com o dentista. 

"As equipes de saúde bucal da rede do município intensificaram as ações nesse mês, devido à campanha Maio Vermelho. Aproveitamos para trabalhar a educação em saúde, dando dicas sobre como aliar o autocuidado e os bons hábitos, como manter o acompanhamento regular com o dentista, pois isso é fundamental para reduzir doenças bucais. Além disso, estamos intensificando e fortalecendo o fluxo de avaliação de biópsias para que nosso paciente do SUS tenha o diagnóstico precoce”.

"A saúde bucal é uma prioridade da gestão municipal que investe em equipamentos, estrutura e profissionais qualificados. Nosso município possui 44 equipes de saúde bucal que atuam na zona urbana, planalto e rios, com atendimentos na atenção primária, especializada, urgência e emergência. Então, informamos à população que faça consultas odontológicas regulares para podermos rastrear os indícios de doenças bucais para tratamentos nas fases iniciais e assim evitaremos doenças e o câncer bucal”, relata a titular da Semsa, Irlaine Figueira.

A campanha Maio Vermelho incentiva ações de conscientização para prevenção do câncer de boca. Para os profissionais de saúde, é uma oportunidade em ampliar as discussões voltadas a uma série de cuidados do paciente, desde a prevenção até o suporte odontológico durante o tratamento oncológico.

O câncer bucal é um tumor maligno que afeta lábios e outras partes da boca, como língua, gengivas, bochechas e céu da boca.  No Brasil, o número anual estimado de novos casos é em torno de 15.100, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Entre os homens, está entre os dez tipos que mais ocorrem, principalmente a partir dos 40 anos.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.