3. Saúde
  4. Campanha de vacinação contra influenza inicia dia 2 de setembro em Santarém
Campanha de vacinação contra influenza inicia dia 2 de setembro em Santarém Autor: Arquivo - Semsa

Campanha de vacinação contra influenza inicia dia 2 de setembro em Santarém

Katrine Bentes
A imunização será direcionada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recebeu 42.750 novas doses da vacina contra a influenza, para a campanha que começa em 2 de setembro e vai até 26 de outubro, com o Dia D de vacinação marcado para 28 de setembro. A campanha é direcionada aos grupos prioritários, visando prevenir complicações decorrentes da gripe. Para se vacinar, o cidadão deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, levando RG, CPF e cartão SUS.

Os grupos prioritários incluem

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

- Idosos

- Gestantes e puérperas

- Trabalhadores da saúde

- Povos indígenas

- Professores

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais

- Pessoas com deficiências

- Caminhoneiros

- Trabalhadores de transportes coletivos

- Trabalhadores portuários

- Profissionais das forças armadas e forças de segurança e salvamento

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

- População privada de liberdade

O Ministério da Saúde criou um calendário especial para a vacinação contra a influenza na região Norte, adaptado ao “inverno amazônico”. Por isso, a vacinação na região Norte ocorre no segundo semestre. Já nas demais regiões do país, a campanha aconteceu em março e abril.

A coordenadora da rede de frios, Katia Moura, destaca a importância da campanha.

“Vacinar todos os membros dos grupos prioritários é crucial para a saúde coletiva e o bem-estar de todos".