A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início à Campanha de Vacinação Antirrábica 2025 no último sábado (11), com a abertura oficial realizada no Complexo de Esporte e Lazer do Parque da Cidade. A ação é coordenada pelo Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde, por meio da Divisão Especializada de Controle de Zoonoses (DECZ).
Logo no primeiro dia da campanha, foram vacinados 1.880 animais, entre cães e gatos, nos cinco pontos de vacinação disponibilizados naquele espaço público. De acordo com a coordenação da campanha, o número foi considerado positivo e reforça a importância do envolvimento da população. A expectativa é de que os tutores continuem atendendo ao chamado e levem seus pets aos postos para garantir que estejam imunizados e protegidos contra o vírus da raiva.
Segundo o chefe do Núcleo de Vigilância Animal da Semsa, Ayrton Amazonas, a vacinação é fundamental para a prevenção da raiva, doença viral grave que pode atingir tanto os animais quanto os seres humanos.
“A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a raiva, uma doença fatal tanto para os animais quanto para o ser humano. Por isso, é essencial que os tutores levem seus cães e gatos para vacinar. No Dia D tivemos equipes atendendo no Parque da Cidade e, a partir da próxima semana, as rotas avançam pelos bairros”, destacou.
A campanha segue ao longo das próximas semanas com o objetivo de imunizar mais de 20 mil animais da zona urbana. Para isso, dez rotas de vacinação foram definidas e irão percorrer diversos bairros, garantindo o acesso da população ao serviço gratuito.
O cronograma inicia na próxima quinta-feira, dia 16 de outubro, com equipes atuando na zona oeste da cidade. Serão atendidos os bairros: Maracanã, Salvação, Juá, Elcione Barbalho e Nova Vitória.
Já na sexta-feira, 17 de outubro, a vacinação estará disponível nos bairros Santarenzinho, Amparo, Conquista e Alvorada. Os pontos fixos e horários de atendimento serão divulgados previamente nos canais oficiais da Prefeitura.
A Semsa orienta que os tutores levem seus animais com coleira, guia ou caixa de transporte e apresentem a carteira de vacinação. E para quem não puder levar os animais até os postos é preciso levar um recipiente com gelo para buscar a vacina e aplicar em casa.
Além do período da campanha, a vacinação antirrábica está disponível durante todo o ano. A população pode procurar o Núcleo de Vigilância Animal, localizado na Avenida Moaçara, nº 735, bairro Floresta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para imunizar seus animais gratuitamente.