Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam nos bairros das zonas central e leste da área urbana de Santarém participaram, nesta quinta-feira (24), de mais um encontro de capacitação promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A ação é organizada pela Divisão de Programas e Estratégias da Atenção Primária à Saúde (APS/MS) e tem como foco o novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde (MS).
O principal objetivo do treinamento é orientar os ACS quanto à importância do correto preenchimento dos cadastros das famílias atendidas pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF). As informações coletadas por esses profissionais são fundamentais para garantir a atualização e a consistência dos dados no e-SUS Território/ Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), sistema utilizado para organizar o atendimento e monitorar a saúde da população.
O responsável pela Divisão de programas e estratégias da APS/MS, Marcílio Sarmento, esclareceu a importância do treinamento.
"A capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde é essencial para que possamos garantir uma atuação cada vez mais eficiente e estratégica dentro do SUS em Santarém. Quando os ACS compreendem o funcionamento do novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde, eles conseguem realizar um trabalho ainda mais qualificado na ponta, junto às famílias”, disse.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a qualificação contínua dos profissionais da Atenção Primária, peça-chave na garantia de uma saúde pública eficiente, próxima da comunidade e alinhada às diretrizes nacionais.
Marcílio Sarmento também afirmou que o preenchimento correto e detalhado dos cadastros no e-SUS Território/ Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é uma etapa fundamental. “As informações consistentes e atualizadas nos ajudam a identificar as reais necessidades da população, além de garantir que os recursos cheguem de forma mais justa e eficiente às áreas que mais precisam", pontuou.
Este foi o terceiro encontro promovido pela Semsa, que já reuniu anteriormente agentes que atuam nas regiões de planalto e rios. A capacitação vem sendo realizada em etapas, respeitando a logística e a distribuição territorial dos profissionais. O próximo treinamento, já confirmado para dia 08 de maio e será voltado para os ACS das zonas Norte e Oeste do município.