1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. ACS de Santarém são capacitados sobre novo modelo de financiamento do SUS
ACS de Santarém são capacitados sobre novo modelo de financiamento do SUS Autor: Semsa

ACS de Santarém são capacitados sobre novo modelo de financiamento do SUS

Leandro Sávio Dias
Publicado em - Atualizado
Encontros promovidos pela Semsa orientam agentes sobre a importância do preenchimento correto dos cadastros no e-SUS Território/Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam nos bairros das zonas central e leste da área urbana de Santarém participaram, nesta quinta-feira (24), de mais um encontro de capacitação promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A ação é organizada pela Divisão de Programas e Estratégias da Atenção Primária à Saúde (APS/MS) e tem como foco o novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde (MS).

O principal objetivo do treinamento é orientar os ACS quanto à importância do correto preenchimento dos cadastros das famílias atendidas pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF). As informações coletadas por esses profissionais são fundamentais para garantir a atualização e a consistência dos dados no e-SUS Território/ Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), sistema utilizado para organizar o atendimento e monitorar a saúde da população.

O responsável pela Divisão de programas e estratégias da APS/MS, Marcílio Sarmento, esclareceu a importância do treinamento.

"A capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde é essencial para que possamos garantir uma atuação cada vez mais eficiente e estratégica dentro do SUS em Santarém. Quando os ACS compreendem o funcionamento do novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde, eles conseguem realizar um trabalho ainda mais qualificado na ponta, junto às famílias”, disse.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a qualificação contínua dos profissionais da Atenção Primária, peça-chave na garantia de uma saúde pública eficiente, próxima da comunidade e alinhada às diretrizes nacionais.

Marcílio Sarmento também afirmou que o preenchimento correto e detalhado dos cadastros no e-SUS Território/ Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é uma etapa fundamental.  “As informações consistentes e atualizadas nos ajudam a identificar as reais necessidades da população, além de garantir que os recursos cheguem de forma mais justa e eficiente às áreas que mais precisam", pontuou.

Este foi o terceiro encontro promovido pela Semsa, que já reuniu anteriormente agentes que atuam nas regiões de planalto e rios. A capacitação vem sendo realizada em etapas, respeitando a logística e a distribuição territorial dos profissionais. O próximo treinamento, já confirmado para dia 08 de maio e será voltado para os ACS das zonas Norte e Oeste do município.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.