A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) promoveu uma blitz educativa no campus Tapajós. A iniciativa, realizada ontem, terça-feira, 1º, teve como objetivo conscientizar professores, alunos e toda a comunidade acadêmica sobre a importância das normas de trânsito, inclusão e respeito às pessoas com deficiência, além de reforçar a prática da direção defensiva.
A ação educativa foi motivada pela percepção de que muitas pessoas acreditam que as regras de trânsito não se aplicam dentro de uma instituição de ensino superior. No entanto, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro ao determinar que qualquer ambiente onde haja circulação pública de veículos deve respeitar as normas estabelecidas.
De acordo com o artigo 2º do CTB, o trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código. Desta forma, os campi universitários também estão sujeitos as mesmas regras aplicáveis às vias urbanas.
Marcelino Xavier, secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, ressaltou a importância da conscientização dentro da UFOPA.
"Nosso objetivo é garantir que todos, sejam pedestres, ciclistas ou motoristas, compreendam que o respeito às regras de trânsito deve ser uma prática cotidiana. A educação no trânsito salva vidas e é essencial que esse compromisso também esteja presente dentro da universidade".
João Betcel, chefe da Divisão de Educação no Trânsito da SMT, destacou que a blitz buscou promover um diálogo educativo, ao invés de apenas fiscalizar.
"Nosso intuito é sensibilizar a comunidade acadêmica para que todos assumam uma postura mais responsável no trânsito, evitando imprudências e garantindo mais segurança para todos".
Já Jefter Alexandre Passos, coordenador de Segurança da Superintendência de Infraestrutura Sinfra/Ufopa, enfatizou que a gestão da universidade tem buscado melhorar a mobilidade dentro do campus.
"Estamos trabalhando em melhorias estruturais, como a sinalização viária e a adequação de espaços para garantir maior acessibilidade e segurança a todos. Mas além das mudanças físicas, a conscientização dos usuários das vias é fundamental".
A blitz educativa reforçou questões como o respeito à faixa de pedestres, o uso correto do cinto de segurança, os limites de velocidade e a necessidade de atenção redobrada em áreas com grande circulação de pessoas. Com a ação, espera-se que a cultura de respeito às normas de trânsito dentro e fora da universidade seja cada vez mais fortalecida.