Os cristãos católicos da Arquidiocese Metropolitana de Santarém se preparam para a 30ª (trigésima) Caminhada de Fé com Maria que ocorre amanhã, 30. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), já definiu o esquema para a segurança dos romeiros, no percurso de 37 quilômetros, que inicia no Campo do Nogueirão, em Mojuí dos Campos-PA, e segue até a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém-PA.
“Em reunião com os nossos agentes e com a chefia do setor de transportes definimos todo o esquema para garantir a segurança dos romeiros e romeiras que irão expressar sua fé, durante a trigésima Caminha de Fé com Maria. O esquema para a interdição nas principais vias de trajetos e suas adjacentes, suporte com transporte coletivo para Mojuí dos Campos, e o contingente de agentes que darão suporte ao logo do trajeto e viaduto. Tudo pronto para a sua execução”, explicou o secretário da SMT Adelcinei Queiroz.
Leia também:
- Semma realiza campanha educativa contra queimadas em escolas municipais
- Semma intensifica rondas noturnas para combater poluição sonora em Santarém
- Prefeitura inaugura UBS São Ciríaco, região de várzea
Adelcinei falou ainda que este ano os participantes terão mais uma opção de rota para a ida até Mojuí dos Campos, ponto de partida da Romaria. Haverá transporte coletivo que sairá também do Terminal da Trav. Silvino Pinto, entre Av. Rui Barbosa e Av. São Sebastião, que seguirá o Itinerário pela Av. São Sebastião, Av. Turiano Meira, Av. Muiraquitã e Rodovia Curuá-Una até o local do evento.
O ponto tradicional de saída continuará em frente da Igreja de Nossa Senhora Aparecida. O início do embarque se dará a partir das 14h de sábado (30). A tarifa cobrada será de R$ 13,00 (treze reais).
__________
Para a segurança dos caminhantes, a Rodovia Santarém-Cuiabá (BR 163) será interditada com barreira física dos agentes de trânsito, a partir das 22 horas do sábado, 30.
__________
A interdição será no início da subida da serra, proximidades da comunidade Piquiatuba, e liberada assim que o último caminhante passar pelo local no domingo, 01/12, acontecendo a liberação das outras vias da mesma forma.
Este ano o evento religioso contará com apoio de 25 agentes, 05 motos e 04 viaturas.